LAAF do curso de Farmácia participa de atividades práticas no Centro de Pesquisas Clínicas do Cesmac

Liga de Assistência Farmacêutica e Farmacologia tem a supervisão da Profa. Farmacêutica Tatiane Accioly

12/04/2021 às 15h58

A participação da Liga Acadêmica de Assistência Farmacêutica e Farmacologia (LAAF), do curso de Farmácia do Cesmac, foi iniciada no final de ano passado no Centro de Pesquisas Clínicas Dr. Marco Mota – Cesmac e Hospital do Coração de Alagoas (HCAL). O trabalho acontece sob a supervisora da Profa. Farmacêutica Tatiane Accioly.

Inicialmente, houve a gestão farmacêutica dos medicamentos, dispostos em armários organizados por ordem de princípios ativos (e associações), classes farmacológicas (priorizando a visibilidade de fármacos anti-hipertensivos e antidiabéticos), controle mensal de validades, separação dos demais grupos farmacológicos organização dos receituários e gestão de estoque através do drive disponíveis para os prescritores.

As atividades clínicas estão voltadas para estratégias de adesão terapêutica dos pacientes com ênfase em medidas não farmacológicas e uso racional de medicamentos (avaliação da posologia, horários das tomadas, interações, efeitos colaterais). A farmacoeconomia é exercida através de orientações que promovam a acessibilidade ao medicamento (orientações para aquisição no serviço público, programas federais em estabelecimentos privados ou doações).

A sala de espera, também, tornou-se uma estratégia em educação em saúde frente aos pacientes que necessitam de orientações sobre armazenamento, uso racional de medicamentos, conscientização da condição de saúde e manejo de doenças crônicas. Desmistificando   ideias, opiniões de terceiros ou da mídia leiga que não favorecem a adesão ao tratamento, além de favorecer a relação de empatia frente aos profissionais que assistem o paciente, numa visão holística e humanizada.

“Nossa ambição para 2021 é que possamos continuar desbravando caminhos, acreditando nesse trabalho colaborativo e de fato, provendo/colhendo resultados que impactem, positivamente na expectativa e qualidade de vida dos pacientes. As atividades partiram da visão integrativa e colaborativa da coordenadora do Centro de estudos Profa. Dra. Annelise Paiva e do pesquisador principal Dr. Marco Mota, acreditando nos resultados da assistência farmacêutica frente a adesão ao tratamento da comunidade assistida”, relata a docente Tatiane Epifânio Accioly Barros, que também conta com a participação da Profa. Camila Calado de Vasconcelos.
A professora explica ainda que tal experiência tem trazido inúmeros benefícios acadêmicos, como desenvolvimento de habilidades requeridas no mundo profissional: iniciativa, proatividade, atendimento humanizado, comprometimento com resultados o que tornou a atividade inicialmente de extensão como também, campo de estágio para os acadêmicos do 10 período do curso de Farmácia.

A LAAF é composta pelos seguintes acadêmicos: Geisa Luana Sobral Correia de Andrade; Vinícius Santos de Amorim; Beatriz Medeiros da Costa; José Adenilson Francisco da Silva; Bianca Oliveira de Lima; Amanda Teixeira da Silva; Isabelle Cavalcante Martins; Janina André da Silva; Iasmyn Keytillany Correia da Silva Barros; Ederly Nielly de Oliveira Ferreira dos Santos; Miguel Afonso da Silva e Eros Henrique Santos Almeida.