Professores e alunos do curso de Farmácia do CESMAC realizam ação extensionista em Comunidade Quilombolas de Água Branca

O grupo realizou oficinas de preparação para extração de drogas vegetais, xarope de hortelã, sabonete de manjericão e sais para escalda pés com alecrim, utilizando os extratos das plantas

17/06/2019 às 11h19

A graduação de Farmácia do Centro Universitário CESMAC realizou mais uma importante ação extensionista, na última sexta-feira, dia 14, como prática do Projeto de Extensão intitulado: “Saúde Integrada em Atenção aos Grupos Étnicos do Município de Água Branca”.
Membros do projeto, envolvendo docentes e estudantes, realizaram a ação na sede do Grupo das Mulheres Mães Camponesas das Comunidades Quilombolas do Sítio Mercador/Centro Franciscano Brasil/Holanda – Município de Água Branca.
Os professores Renalva Macêdo, Saskya Araújo e Clemens Fortes, juntamente com as alunas: Crisliane Lopes, Cricya Vitório, Júlia Rocha, Agda Lemos e Tássia Cardoso, realizaram oficinas de preparação para extração de drogas vegetais, xarope de hortelã, sabonete de manjericão e sais para escalda pés com alecrim. Em todo o processo de produção o grupo utilizou os extratos das plantas cultivadas nos quintais das próprias comunidades quilombolas.

Houve, também, roda de conversa onde os representantes das comunidades compartilharam saberes sobre as formas de utilização das plantas nativas da região. O objetivo foi resgatar o uso tradicional das plantas medicinais na prevenção e tratamento de doenças.
As comunidades também foram orientadas pelo Prof. Dr. Eng. Agrônomo Clemens Fortes, sobre o manejo de pragas e doenças das plantas medicinais e ainda a fertilização do solo via compostagem.

O projeto foi aprovado pela Pró-reitoria Acadêmica Adjunta de Extensão e Ação Comunitária (PROEX), e funciona integrado como outros cursos da saúde do CESMAC como: Medicina Veterinária, Educação Física, Odontologia e Medicina. O projeto tem a coordenação do Prof. Dr. Jorge Vieira, que também coordena o Núcleo Acadêmico Afro e Indígena – NAFRI.