Treinamento amplia prática de injetáveis em estudo desenvolvido no CPC/HCAL com o curso de Farmácia

Iniciativa foi destinada aos alunos da Liga Acadêmica de Assistência Farmacêutica e Farmacologia – LAAF e estagiários do 10° período, participantes das atividades desenvolvidas no Centro de Pesquisas Clínicas /Hospital do Coração de Alagoas (CPC/Cesmac)

16/04/2021 às 11h29

Um grupo de acadêmicos do curso de Farmácia participou de um Treinamento sobre Administração de Injetáveis, ocorrido no início deste mês, no Centro de Pesquisas Clínicas CESMAC/Hospital do Coração de Alagoas (CPC/Cesmac - @cpcmarcomota), que tem como pesquisador principal o cardiologista de renome local, nacional e internacional, Dr. Marco Mota, e a coordenação da Profa. Dra. Annelise Paiva.

A iniciativa, realizada no CPC que também recebe o nome do médico Marco Mota, foi destinada aos alunos da Liga Acadêmica de Assistência Farmacêutica e Farmacologia – LAAF e estagiários do 10° período, participantes das atividades desenvolvidas no Centro de Pesquisas Clínicas. As atividades de práticas atendem ao que preconiza a Resolução CFF 585/2013, que regulamenta a atuação clínica do Farmacêutico.
O treinamento foi realizado pela Profa. Dra. Kristiana Mousinho, Farmacêutica e docente da graduação, a convite da Profa. Ma. Tatiane Epifânio Aciolly Barros, supervisora das atividades desenvolvidas pelos alunos no CPC, que também participou, juntamente com as professoras Annelise Paiva e Camila Calado de Vasconcelos. Foram utilizados simuladores para treinamento de injetáveis, auxiliando nos processos educacionais em saúde.

O objetivo foi capacitar docentes e discentes envolvidos na administração de injetáveis, já que o CPC/Cesmac participa de um estudo de fase 3 que envolve o uso de medicamento injetável. Como a administração desses medicamentos é um serviço farmacêutico, a capacitação foi oportunidade de aprimoramento da técnica para os participantes e validação das atividades desenvolvidas pelos estudantes de Farmácia no local de pesquisa.

De acordo com a Profa. Ma. Tatiane Epifânio Aciolly Barros, supervisora das atividades desenvolvidas pelos alunos no CPC e docente do curso de Farmácia, “a prática de injetáveis é um procedimento farmacêutico de relevância na prática clínica deste profissional. A participação dos alunos de Farmácia nas atividades do Centro de Pesquisa oportuniza a vivência na pesquisa, desde a administração de fármacos ao acompanhamento terapêutico, relevantes para melhor resposta esperada da droga, bem como, condução dos estudos clínicos”, salienta.