A importância do Fisioterapeuta em tempos de pandemia

Antonio Curvelo, Fisioterapeuta egresso do CESMAC, fala sobre a prática da profissão com a COVID-19

23/07/2020 às 17h47

A pandemia de Covid-19 obrigou muita gente a trabalhar em casa. Desde março, funcionários ativos nos escritórios precisaram se adaptar para cumprir as demandas em outro ambiente. O chamado home office requer também uma série de cuidados com a saúde. A falta de atividades físicas ou má postura ao ficar em frente ao computador, por exemplo, podem causar desconfortos musculares, dores nas costas e uma série de outras consequências, que podem afetar a saúde física do trabalhador.
Antonio Curvelo, Fisioterapeuta Osteopata, que é egresso do curso de Fisioterapia do Centro Universitário CESMAC, destacou como o papel do fisioterapeuta tem sido destaque devido as necessidades de atuação desse profissional no ambiente hospitalar, atuando na linha de frente dos cuidados respiratórios avançados, respaldado pelas evidências científicas, atenção básica, reabilitação e domicílio.

Pelo coronavírus ser uma doença infecciosa do trato respiratório, altamente contagiosa e que pode causar disfunção respiratória, física e psicológica nos pacientes afetados, o processo de reabilitação é fundamental durante o tratamento clínico e após a cura, procedimentos em que o Fisioterapeuta tem um importante papel.
A Covid-19 acabou destacando o papel fundamental da Fisioterapia, além de colaborar com a mudança da abordagem. Em função da pandemia, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), permitiu a implementação da tele fisioterapia, possibilitando que pacientes do grupo de risco, como os idosos, continuem sendo assistidos.
Outro aspecto bem importante foi que as dores na coluna aumentaram mais de 40% durante o período de isolamento, ou seja, pessoas que nunca tiveram problemas relacionados a coluna estão buscando tratamento para uma melhor qualidade de vida, incluindo a osteopatia, uma das especificidades da fisioterapia.
“A osteopatia é uma metodologia de avaliação e tratamento baseada em princípios anatômicos e fisiológicos que regem a regulação do corpo. A especialidade ajuda a aliviar, corrigir disfunções e recuperar lesões musculoesqueléticas e alterações orgânicas em geral. As consultas em domicílio e em consultório vem aumentando bastante e como profissional da saúde devemos orientar, avaliar e educar nosso paciente para garantir melhores resultados”, explica Antonio Curvelo, Fisioterapeuta Osteopata.

De acordo com a Profa. Renata Sampaio, coordenadora da graduação, “a abordagem do egresso Antônio Curvelo é de extrema relevância para o contexto da pandemia, pois o home office ganhou destaque no mundo todo como a solução encontrada por muitas empresas para dar continuidade aos negócios, enquanto preservam a saúde dos funcionários e evitam a disseminação da Covid-19.   É uma alegria para o curso de Fisioterapia ter egressos que se destacam no mercado de trabalho e fazem a diferença na prática profissional, principalmente quando falamos em prevenção”, destaca.