Curso de Fisioterapia realiza atividade relacionando Poesia e Terceira idade

Encontro foi direcionado a acadêmicos do 8º período

21/08/2019 às 18h45

Com o objetivo de desenvolver a construção do conhecimento de forma integrada, por meio do desenvolvimento de competências acerca dos aspectos fisiológicos, sociais e psicológicos do processo de envelhecimento humano, o curso de Fisioterapia do Centro Universitário CESMAC promoveu na tarde desta quarta-feira, 21, a realização do projeto "Envelhecer em Verso e Prosa".
A atividade ocorreu no Complexo de Inovações Pedagógicas da Instituição e faz parte da disciplina de Fisioterapia na Terceira Idade, do 8º período. 

Os acadêmicos foram solicitados a elaborar poesias que abordem questões inerentes ao processo de envelhecimento, além disso, foram provocados a apresenta-los em forma de recital, sendo esta, parte integrante da nota da primeira avaliação formativa.
Dando às boas-vindas, a banda do CESMAC animou os presentes com sucessos da Música Popular Brasileira. A banda, recém-criada, tem regência do Maestro Luiz Martins e é coordenada pela Extensão da IES.
O Vice-Reitor, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, fez a abertura oficial do evento e ressaltou, "relacionar o tema poesia com a terceira idade traz sensibilidade e empatia. Parabenizamos a todos os envolvidos", disse.
A coordenadora do curso de Fisioterapia, Profa. Ma. Renata Soutinho, afirma "hoje nós temos a oportunidade abordar um tema tão importante de um jeito diferente. O CESMAC é uma instituição que nos desafia a propor novos espaços de aprendizagem e esta atividade se caracteriza exatamente por isso", disse.

O professor Felipe Rebelo, que ministra a disciplina Fisioterapia na terceira idade juntamente com a Profa. Elaine Amado, falou sobre as competências e habilidades que podem ser desenvolvidas durante atividades como esta. "A temática provoca no acadêmico a ideia de responsabilidade social, compromisso com o cidadão e com o seu meio sócio-cultural, além disso, exalta o trabalho em equipe e as capacidades de comunicação oral, escrita e criativa", afirmou o docente que também coordena o curso de pós-graduação em Gerontologia do CESMAC.

A banca julgadora dos poemas declamados pelas turmas do 8º período foi formada por membros da Associação Maceioense de Letras, Egressos da Instituição e Poetas, dentre eles, Hugo Novaes, que é egresso da IES e se tornou famoso principalmente nas redes sociais. Além deles, também participaram da análise, idosos que são assistidos pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Envelhecimento - GEPE/CESMAC.