Docente de Fisioterapia publica livro sobre Realidade virtual como recurso terapêutico

A publicação é direcionada para aplicabilidade nas diversas áreas da Reabilitação envolvendo pesquisas sobre o envelhecimento

17/08/2020 às 11h50

O livro do Prof. Felipe Lima Rêbelo, docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário CESMAC “Realidade virtual como recurso terapêutico - Aplicabilidade nas diversas áreas da Reabilitação”, é fruto de várias pesquisas desenvolvidas no Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Envelhecimento GEPE/CESMAC, coordenado pelo professor.
Com o advento da tecnologia a realidade virtual (RV) vem se disseminando em várias áreas de conhecimento, incluindo a saúde. Já é possível identificar uma ampla utilização dessa modalidade tecnológica nos serviços de saúde, sendo implementada desde simulações cirúrgicas, na perspectiva de treinamento médico, até a elaboração de diagnósticos e tratamentos.

A utilização dessa tecnologia proporciona ao usuário a interação com um ambiente virtual através de uma ação real. A ideia de grande interatividade proporciona um maior envolvimento com esse anteparo, possibilitando a aquisição de habilidades específicas por meio de estratégias de simulação, sendo características que levaram a utilização da tecnologia no âmbito da reabilitação. A publicação apresenta, frente a uma revisão literária e pesquisas experimentais, algumas das possibilidades terapêuticas desse recurso.
Os quatro capítulos do livro remetem-se a alguns dos trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos anos envolvendo a implementação da realidade virtual como recurso terapêutico, sob a orientação do Prof. Felipe Lima Rebêlo, envolvendo os acadêmicos, que hoje são Fisioterapeutas: Alexandre Caldas, Rafael Alves, Deyvson Paulo, Antônio Curvêlo, Darlan Lopes, Walber Barros, Andressa Mirelly e Ritha Fraga.
Os estudos são fruto de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC’s, com pesquisas vinculadas ao GEPE/CESMAC), que agora em 2020, celebra nove anos de contribuição do estudo sobre o envelhecimento humano, através de pesquisas, discussões clínicas, organização de eventos, publicações em congressos, revistas, capítulos de livros, participação em eventos em todos o país, além do desenvolvimento de ações de extensão e assistência ao idoso, como Grupo de Envelhecimento ativo e Grupos de Prevenção de Quedas.
O autor da publicação explica: “no primeiro capítulo, apresento uma revisão de literatura, que enumera os benefícios dessa tecnologia na otimização e restauração do equilíbrio em indivíduos idosos. Em seguida, o capítulo dois, apresentam as possíveis modalidades terapêuticas que embasam a utilização da realidade virtual em pacientes com sequelas motoras e funcionais por Acidente Vascular Encefálico. No terceiro, o leitor pode conferir a utilização dessa ferramenta na prática de atividade física, nas diversas perspectivas. E por fim, é apresentado uma experiência prática positiva, fruto de uma pesquisa experimental, realizada com uma idosa institucionalizada”, detalha o Prof. Felipe Lima Rebêlo.

Rebêlo é Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe – UFS; Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL e Especialista em Gerontologia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL.
A publicação destaca as diversas possibilidades de utilização da ferramenta, destacando o caráter lúdico. A interatividade e a possibilidade de vivenciar experiências virtuais através de ações motoras, introduziu a realidade virtual nos protocolos de reabilitação. De acordo com o professor, “a pequena quantidade de estudos que remetam a evidências sólidas e de alto rigor científico, sendo, portanto, necessário, o desenvolvimento de mais pesquisas para avaliar os reais benefícios desta prática, ainda são necessários. Esse tem sido meu objetivo nos últimos anos, onde venho me dedicando ao estudo e pesquisa dos diversos meios de utilização da Realidade virtual na reabilitação”, chama a atenção.
Acesse https://bit.ly/3g3YZSF e saiba mais.