Egressa de Fisioterapia Cesmac é aprovada na Residência em Recife e no Mestrado em Ciências Médicas da UFAL

Catarina Maria Leite de Abreu destaca a importante vivência e aprendizados durante a graduação

15/03/2021 às 09h31

A egressa do curso de Fisioterapia do Cesmac Catarina Maria Leite de Abreu celebra a aprovação na Residência do Hospital Otavio de Freitas (HOF-PE) e ainda no Mestrado em Ciências Médicas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A Fisioterapeuta também é membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR - 2020). “Sempre quis ser Fisioterapeuta então durante a minha graduação me dediquei e participei de todas as atividades que o curso proporciona para o aluno”, declara Catarina, que conclui a graduação em 2019.2.
A egressa obtive a maior média geral ponderada do curso de Fisioterapia da Turma 2019.2 e foi classificada como 1ª lugar na modalidade comunicação oral no II Simpósio de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do Curso de Fisioterapia com o trabalho intitulado: Testes de extubação em recém-nascidos pré-termo submetidos à ventilação mecânica invasiva: revisão de literatura.
Participou do Projeto de Extensão Grupo de Ensino e Pesquisa em Gerontologia (GEPE) e do Projeto de Extensão Núcleo de Estudo e Pesquisa em Neonatologia (NEPNEO). Também foi Estagiária de Fisioterapia na UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Maceió e bolsista-colaboradora do Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC) intitulado como: Fatores de riscos associados ao sucesso na extubação em recém-nascido pré-termo extremos.
Em relação ao processo de seleção da residência em Recife, intensificou os estudos com conteúdos programáticos previstos no edital, tanto nas áreas específicas como sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). A seleção foi dividida em duas fases: a primeira com prova escrita, contendo 40 questões objetivas; a segunda fase foi de análise do currículo, importante pois a pontuação depende de toda a trajetória acadêmica.
No processo de seleção do Mestrado Acadêmico Multiprofissional em Ciências Medicas da UFAL se dedicou na elaboração de um projeto de pesquisa e estudou todos os assuntos recomendados no edital. A seleção conteve três fases: a primeira contou com prova objetiva, de 20 questões sobre metodologia da pesquisa; a segunda fase foi de análise e apresentação oral do projeto de pesquisa. O processo conta com 20min para apresentar o trabalho e 10min para responder perguntas que os avaliadores da banca fazem sobre o projeto de pesquisa. A última fase foi de análise do currículo, observando a trajetória na graduação.
Catarina disse ainda que “a experiência da residência está sendo maravilhosa, são 60 horas semanais, compostas pela parte prática, que são os atendimentos aos pacientes, e a parte teórica, onde toda semana tem um assunto diferente para apresentar no seminário”, detalha. Sobre a trajetória na graduação a egressa afirmou: “a graduação em Fisioterapia no Cesmac foi de extrema importância para minha vida profissional, proporcionando diversas oportunidades de aprendizado, e para minha vida pessoal, porque é como uma segunda família. Os professores viraram meus amigos e mesmo depois de um ano de formada, eles dão todo suporte e incentivo para continuar um enriquecimento não apenas dos conhecimentos específicos ligados à Fisioterapia, mas também na construção de uma profissional mais ética e de um ser mais humano”, conclui.