Egressa de Fisioterapia é aprovada na Residência multiprofissional em oncologia do INCA

Lavinia Gomes Cavalcante já está no Instituto Nacional de Câncer, integrante do Ministério da Saúde, localizado no Rio de Janeiro

18/03/2021 às 12h06

A Fisioterapeuta Lavínia Gomes Cavalcante formada no curso de Fisioterapia do Cesmac foi aprovada na Residência multiprofissional em oncologia do Instituto Nacional de Câncer - INCA, integrante do Ministério da Saúde, localizado no Rio de Janeiro.
Durante a graduação a egressa contou com a orientação de excelentes mestres e práticas importantes na área. Fez parte da diretoria da Liga de Dermatofuncional - LADERM, sendo uma das fundadoras. Integrou ainda a Liga de Fisioterapia Cardiopulmonar – LAFIC, e participou dos projetos de extensão Núcleo de Estudo e Pesquisa em Neonatologia -NEPNEO e Projeto FISIOALEGRIA, como voluntária e também integrante da diretoria, na função de capacitação. No último ano da faculdade realizou estágio na Clínica PELE.
Registros da Graduação (antes da pandemia)
Lavínia passou na terceira colocação do resultado final no processo seletivo da residência. A seleção foi composta por três fases, incluindo provas objetiva, discursiva e de título. “Lembro que o estágio da faculdade acabou no dia 02 de fevereiro de 2021, meu aniversário foi no dia 03 e o resultado da prova saiu no dia 04 de fevereiro. Pra mim foi um presente de Deus e agradeço muito a Ele por ter colocado as pessoas certas na minha vida. Agradeço aos meus professores, família e amigos e principalmente a minha Coordenadora Renata Sampaio que sempre me ajudou muito”, agradece Lavínia.
Registros da Graduação (antes da pandemia)
A egressa reforça ainda, que “quando solicitei minha transferência para o Cesmac, sabia que seria uma experiência totalmente diferenciada do que eu tinha passado na outra instituição. A escolha da Residência no INCA veio por meio de conversa com minha preceptora do Lar Francisco de Assis, Patrícia Faccio, que hoje é minha amiga, além da minha prima e minha mãe, que me apoiaram muito”.

Ainda sobre a escolha da Residência Lavínia explica: “Eu vi que a residência no INCA passaria por todos os setores que eu me identifiquei durante a graduação, como terapia intensiva, pediatra e saúde da mulher. A oncologia é uma área que sempre me despertou interesse e pelo fato da Fisioterapia está ali com o paciente desde o momento em que ele descobre o diagnóstico do câncer até o último dia de sua vida, tive a certeza que seria uma experiência extraordinária, tanto para minha profissional quanto pessoal”, compartilha.
Sobre o INCA
O INCA é o órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil. Tais ações compreendem a assistência médico-hospitalar, prestada direta e gratuitamente aos pacientes com câncer como parte dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, e a atuação em áreas estratégicas, como prevenção e detecção precoce, formação de profissionais especializados, desenvolvimento da pesquisa e geração de informação epidemiológica. O Instituto coordena vários programas nacionais para o controle do câncer e está equipado com o mais moderno parque público de diagnóstico por imagem da América Latina. (Fonte: https://www.inca.gov.br/ )