III Simpósio Internacional da Esclerose Lateral Amiotrófica

Iniciativa do Instituto Hemerson Casado debate “O Brasil em Movimento” na busca para a cura da ELA e outras doenças raras, com palestrantes de Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Itália, Israel, Coreia, entre outros

15/04/2021 às 12h38

O Instituto Hemerson Casado realiza o III Simpósio Internacional da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). O evento acontece na próxima semana, entre os dias 22 e 24, no formato on-line, devido a pandemia de Coronavírus. ELA é a sigla para Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença neurodegenerativa rara e sem cura que causa a paralisia do corpo de maneira gradual, incapacitando o paciente de falar, comer e até respirar.

O simpósio é voltado, principalmente, para pacientes, familiares, cuidadores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área da saúde, mas também será aberto ao público, possibilitando a participação de qualquer pessoa interessada pela temática das doenças raras.
Nas edições anteriores a marca da qualidade do evento e dos conferencistas sempre foi um destaque, o que acontece também nesta terceira edição, com programação renomados profissionais de universidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Alagoas e Rio Grande do Norte. Além disso, importantes cientistas de países, como Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Itália, Israel e Coreia do Sul também integram o simpósio.
Além das palestras, o simpósio também abre espaço para a apresentação de trabalhos científicos que abordem temáticas relacionadas às doenças raras. Pesquisadores, profissionais e estudantes da área da saúde poderão participar.

“Tecemos o cenário ideal para as discursões em torno do nosso tema central. ELA, uma doença neurodegenerativa, progressiva, sem cura e sem tratamento medicamentoso. Uma doença rara, incapacitante, negligenciada pela medicina e pela ciência, pois não é uma doença que dá lucro, subfinanciada pelo governo, pois para os gestores da saúde, não vale a pena investir. Nosso encontro será virtual, numa plataforma de alta qualidade e inovação assim como os maiores avanços da Medicina, mesclando as necessidades do evento presencial com a modernidade de um Encontro On-line”, relata Dr. Hemerson Casado, presidente do Simpósio e do Instituto.

Possibilidade de Cura

A cura para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) nunca esteve tão próxima. É o que permite dizer a recente descoberta de cientistas da Northwestern University, em Illinois (EUA). Um composto que reverte a degeneração dos neurônios motores superiores.
Na ELA, tanto as células nervosas que iniciam o movimento no cérebro – os neurônios motores superiores - quanto as células que controlam os músculos, na medula espinhal – os neurônios motores inferiores – morrem, resultando em paralisia gradual e morte precoce do paciente, devido à perda de capacidades como respirar e engolir.
Até o momento, não existe tratamento para o componente cerebral da ELA e nenhum medicamento para a Paraplegia Espástica Hereditária (HSP) e Esclerose Lateral Primária (ELP), condições também causadas pela degeneração neuronal. Principal autora do estudo, Hande Ozdinler, professora associada de neurologia da Escola de Medicina Feinberg da Northwestern University.  Acesse o link e confira a reportagem completa: https://razoesparaacreditar.com/composto-reverte-principal-causa-ela/.
Informações e inscrições no III Simpósio Internacional da Esclerose Lateral Amiotrófica pelo link:  https://www.elainternacional.com.br/ .
Acesse o link https://www.hemersoncasado.org/home  e conheça o Instituto Hemerson Casado.