Liga Acadêmica de Fisioterapia Dermatofuncional promove Feira em Saúde de Prevenção e Combate a Queimaduras

Iniciativa da LADERM teve o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância de se prevenir contra queimaduras e suas consequências

23/06/2022 às 10h51

Em alusão ao Junho Laranja, a Liga Acadêmica de Fisioterapia Dermatofuncional (LADERM), do curso de Fisioterapia do Cesmac, realizou uma “Feira em Saúde de Prevenção e Combate a Queimaduras”. A ação aconteceu nas dependências da Clínica Escola de Fisioterapia da Instituição. Com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância de se prevenir contra as queimaduras e as consequências, a Feira em Saúde contou com a participação de discentes, docentes, colaboradores e pacientes, que tiveram a oportunidade de aprender e vivenciar a educação em saúde de forma descontraída.

A modalidade de feira de ciências teve a supervisão das professoras Raphaela Teixeira e Vivyanne Emery.  O evento contou com diversas estações temáticas abordando questões como classificação e graus das queimaduras, identificação e conduta imediata, tratamento, intervenção fisioterapêutica em queimaduras e prevenção, de forma dinâmica e interativa, incluindo maquiagem temática, quiz, brincadeiras, demonstração prática, material impresso e lembrancinhas.

“A LADERM sempre faz com o que a saúde seja algo de fácil entendimento, por meio das ações e eventos. O mês de Junho chegou com uma proposta em forma de campanha, sobre a prevenção e o cuidado às queimaduras, lesões estas cuja atuação do Fisioterapeuta no manejo dos pacientes é extremamente importante, seja ele em fase hospitalar ou ambulatorial. A Feira em saúde nos deu oportunidade de desenvolver competências e habilidades, promover e educar a população sobre os riscos, identificação e tratamento. Eu como Presidente e membro da liga, fico muito feliz por termos conseguido juntos, contribuir com essa causa”, destacou o acadêmico Felipe Jackson.

A coordenadora da liga, estudante Raphaela Teixeira, “infelizmente ainda temos um alto número de casos de queimaduras no Brasil, que demandam hospitalizações e atingem em sua maioria crianças. E nessa época do ano, o número cresce ainda mais devido à exposição a fogueiras e fogos de artifício nas festas de São João. Por isso, a importância de conscientizar a população sobre os cuidados necessários para prevenir e tratar adequadamente. As queimaduras podem deixar sequelas para vida toda”.
“A ação em saúde realizada pela Liga Acadêmica de Fisioterapia Dermatofuncional foi de extrema importância para a troca de conhecimento entre discentes e comunidade, em um período que se faz necessário falar sobre os riscos, cuidados e prevenção às queimaduras, trazendo explicações de uma forma lúdica e de fácil acessibilidade, tornando-se uma experiência enriquecedora. Fiquei muito satisfeita e feliz ao ver a dedicação e o envolvimento dos alunos, ao abordar de forma clara, dinâmica e completa sobre o que foi proposto. Estão todos de parabéns”, professora da disciplina de Fisioterapia Dermatofuncional do curso de Fisioterapia, Vivyanne Emery