Projeto de Extensão no curso de Psicologia do CESMAC destaca qualidade de vida e saúde mental em organizações de Alagoas

“CoVIDAvaliação em Saúde: A Promoção da Qualidade de Vida e Saúde Mental no Trabalho em Organizações de Alagoas” é o título do estudo que acontece de forma remota, com a participação também de alunos dos cursos de Odontologia e Fisioterapia

13/07/2020 às 18h37

Dando sequência às atividades, a graduação de Psicologia do Centro Universitário CESMAC, teve mais um projeto aprovado. Desta vez, no formato virtual, o curso teve o estudo intitulado: “CoVIDAvaliação em Saúde:  A Promoção da Qualidade de Vida e Saúde Mental no Trabalho em Organizações de Alagoas”, aprovado do edital dos Projetos de Extensão Comunitária Remota da Instituição e orientado pela Profa. Dra. Cristiane Souza.
Além dos graduandos do 6º período de Psicologia, também integram o projeto alunos dos 4º períodos dos cursos de Odontologia e Fisioterapia. O trabalho vai dar continuidade às atividades realizadas na prática organizacional com o Pratagy Beach Resort e pretender ser ampliado para outras empresas alagoanas.
Os serviços em Psicologia são responsáveis por propor novas tecnologias pela importância na produção de conhecimento, pautado na tríade ensino-pesquisa-extensão. A ideia é proporcionar serviços inovadores na composição de uma rede interdisciplinar em saúde mental, por meio de intervenções socioemocionais. O processo reforça o papel da Psicologia Organizacional e do Trabalho na construção de tecnologias sociais, para colaborar com empresas, líderes e trabalhadores sugerindo propostas resolutivas e com qualidade.
Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas – Sebrae, pelo menos 600 mil micros e pequenas empresas fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos em razão dos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. A crise tem atingido Alagoas, desde o primeiro decreto de emergência que fechou empresas em todo o estado, provocando sofrimento em toda força de trabalho.
De acordo com a Aliança Comercial, 1,8 mil trabalhadores foram demitidos apenas em Maceió. A expectativa é a pior possível. Além de trabalhadores demitidos, algumas empresas já estão fechando e não vão voltar a funcionar. O momento requer equilíbrio, com a necessidade de revisão e planejamento estruturado de ações empresariais para enfrentamento dos problemas provocados pela pandemia, seja na esfera governamental ou privada e, mais especialmente na esfera pessoal e familiar.
Diante dessa realidade o projeto tem o objetivo de prestar atendimentos resolutivos, estabelecendo articulações entre profissionais da Psicologia, organizações e trabalhadores, orientando, acompanhando e encaminhando os mesmos a partir da avaliação dos impactos na saúde mental gerados pela pandemia.
Nesse contexto adverso o Psicólogo Organizacional e do Trabalho precisa atuar, administrando as demandas oriundas de empregadores e trabalhadores, no sentido de amenizar os impactos psicológicos e sociais durante e após a crise da COVID-19. Além disso, é importante considerar que esses profissionais estão sujeitos aos efeitos negativos produzidos por emergências e devem estar preparados para oferecer serviços aos afetados pela crise.
De acordo com a Profa. Dra. Cristiane Souza, “considerando a nova modalidade de ensino para esse tempo sensível, atividades de extensão comunitária remota voluntária na formação acadêmica de alunos da Psicologia, Odontologia e Fisioterapia, proporcionam aos graduandos, por meio de suas práticas com disciplinas em Psicologia em Saúde, Organizacional e afins, promover a saúde mental dos trabalhadores e empresários, desenvolvendo atividades que minimizem o sofrimento e promovam o seu bem-estar. No âmbito da formação profissional do psicólogo, o desenvolvimento destas práticas fomenta a formação ao passo que a universidade cumpre a sua responsabilidade em ser mais um dispositivo de atendimento as pessoas e não apenas um lócus de produção de conhecimento”, explica.
A pesquisa tem ainda o objetivo de identificar os fatores estressores que influenciam no desempenho do profissional, da organização e dos trabalhadores; analisar como estão sendo desenvolvidos o trabalho home office e verificar como o período de isolamento social e quarentena influenciou a saúde mental e a motivação para o trabalho.
Para a Gestora de Pessoas do Pratagy Beach Resort, Elaine Gomes, “a parceria academia e organização é uma proposta de valor duplo. Acreditamos no potencial desta adesão, como uma rica oportunidade de fazer valer a teoria na prática. Por isso, absorvemos no nosso quadro funcional a maioria dos nossos estagiários/aprendizes. Os que passam pelo Pratagy e não se vinculam por falta de vagas, são absorvidos com excelência no mercado de trabalho. Vale ressaltar que, um dos nossos intuitos é contribuir com o ganho de conhecimento, sobretudo voltado para inovação. Então, integrar um projeto é sempre uma possibilidade de grande crescimento e contribuição para ambos os lados”, afirma.