Diversas atividades movimentam I Feira de Ciências e II CEMEIA

Programação segue nesta sexta-feira, 26.

26/10/2018 às 09h37

Nesta quinta-feira, 25, aconteceu o primeiro dia de atividades da Feira de Ciências do CESMAC e II Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente (CEMEIA). Os eventos acontecem no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso localizado no bairro do Jaraguá e reúnem todos os cursos de graduação da IES, além dos mestrados profissionais em Análises de Sistemas Ambientais e de Pesquisa em Saúde.
Dentre as atividades apresentadas na Feira, se destacam os projetos coordenados pelo Núcleo de Extensão e as demonstrações práticas sobre o funcionamento de cada curso de graduação do CESMAC.
O curso de Educação Física destacou os projetos Ritmus Cesmac e os Focinhos Terapeutas,  Psicologia trouxe testes que avaliam a psicomotricidade e o uso da realidade virtual na diminuição de fobias.  Serviço Social levou informações gerais sobre todo funcionamento e estrutura do curso, além de destrinchar a atuação do profissional.  Engenharia Civil também apresentou diversos projetos, dentre eles, o de extensão denominado Jardins Flutuantes.
Biomedicina focou no demonstrativo da perícia de um crime, desde a coleta até a análise do DNA, além de atividades relacionados a microscópios. Ciências Biológicas levaram ao público, em parceria com o SOS Caatinga e o IBAMA, uma exposição de animais empalhados da fauna do Nordeste. O curso de Arquitetura e Urbanismo ofertou oficinas de pinturas em camisas, exposição de maquetes e o uso dos óculos Rift, para a visualização, em realidade virtual, de estruturas arquitetônicas.
Medicina apresentou toda atuação profissional de um médico e detalhes sobre a disciplina librolândia, que é obrigatória para facilitar na comunicação com pacientes que possuem deficiência auditiva. O curso de Jornalismo ofertou  oficina de fotografia digital,  Odontologia ofereceu palestras sobre o mercado de trabalho na área e a gamificação sobre as especialidades odontológicas através do Kahoot.
Farmácia mostrou experiências químicas por meio de um grupo de acadêmicos e informações gerais sobre atuação do farmacêutico.  Enfermagem demonstrou técnicas de primeiros socorros, a exemplo da desobstrução de vias e o projeto de extensão Suporte Básico de Vida na Comunidade.  Nutrição destacou o projeto “Descasque mais, Desembale Menos”, que atenta sobre as vantagens do consumo de mais produtos naturais do que industrializados e ofereceu serviços de medição de Índice de Massa Corporal (IMC).
O curso de Agronomia, recém-chegado na IES, apresentou informações gerais sobre  curso e em conjunto com a Medicina Veterinária, realizou jogos educativos e distribuição de sementes de milho, de sorgo, de arroz, de feijão e de soja.  Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção também apresentaram seus cursos, o primeiro destrinchou sobre a atuação do profissional e as áreas de aplicação e o segundo levou maquetes que simbolizam processos produtivos e linhas de fabricação.
O Núcleo de Robótica destacou os robôs-sumôs e os óculos Rift de realidade aumentada. Direito apontou as carreiras jurídicas que o profissional pode seguir, os projetos de pesquisa feitos por acadêmicos, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e informações gerais sobre o funcionamento do curso.  Pedagogia, através do projeto de extensão BlaBlaBlando, apresentou livros infantis e materiais pedagógicos produzidos com a utilização de recicláveis.
Fisioterapia destacou o projeto do Núcleo de Estudos da Coluna e  Mapa Biopostural. O curso de Ciências Contábeis levou informações sobre os campos de atuação do profissional no mercado e  Administração destacou a Empresa Júnior Aliança Consultoria Empresarial.
Outras grandes atrações do primeiro dia foram as apresentações artísticas do povo indígena Wassu Cocal, do município de Joaquim Gomes, e as Divinas Pastoras da Obra Social Projeto Crescer do CESMAC, que há 25 anos vem transformando vidas e resgatando autoestima.
A programação segue nesta sexta-feira, 26, com diversas atrações culturais, atividades lúdicas, didáticas e científicas.
Exposição de Banners
No II CEMEIA, cerca de 200 trabalhos estão sendo expostos na categoria Banner por escolas da rede pública e particular do Estado, todos eles ligados a questões ambientais. A ideia é provocar transformações nas pesquisas científicas e tecnológicas sobre a temática, e oportunizar espaço de formação numa discussão multi e interdisciplinar. Além dos trabalhos, Workshops e Oficinas das profissões estão sendo ofertados aos visitantes.