Mais uma edição do “Dia do Bicho” reúne docentes e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária

Atendimento aos animais é gratuito durante o evento

04/04/2019 às 19h20

Com o objetivo de prestar serviço à comunidade de Marechal Deodoro e regiões circunvizinhas, o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário CESMAC, promoveu na tarde desta quinta-feira, 04, a décima segunda edição do “Dia do Bicho”. O intuito da ação é receber animais e seus tutores para atendimentos gratuitos e pequenas cirurgias na clínica-escola do curso.
A coordenadora, Profa. Alice Azevedo, enfatiza que o evento é importante não apenas para o lado profissional e técnico do aluno, mas também desperta o lado humanista e consciente do meio em que se vive.
“O acadêmico, ao ultrapassar os muros da Instituição, se depara com uma realidade bem diferente e que por muitas vezes causa um impacto em suas vidas. Além disso, nós formamos os profissionais para estarem conectados à realidade da população e atentos às suas necessidades. Quando criamos a proximidade entre academia e comunidade, oferecendo os nossos serviços, aparecem os ganhos positivos para ambos os lados ” afirmou Alice.
A professora Muriel Pimentel, que coordena a clínica-escola, diz que a relação entre acadêmicos e comunidade acontece bem antes do consultório de atendimento, pois antes da realização de ações como o "dia do bicho", um grupo de professores e alunos visitam residências em comunidades de Marechal Deodoro e fazem o cadastro dos tutores, de seus animais, levam orientações sobre a saúde dos bichinhos e também sobre o serviço que o curso presta à população.
“Abrimos as portas de nossa Instituição e procuramos reunir o maior número de estudantes desde da visita e triagem dos tutores, até a parte técnica do atendimento aos animais. Cada etapa é de extrema importância para o sucesso da ação.”
As acadêmicas Laís Marianna dos Santos, do 9º período e Millena Marinho, do 2º, contam sobre a oportunidade de estar em contato com a população e de colocar em prática todo ensinamento adquirido em sala de aula.
“É muito proveitoso para nós estarmos em contato com a comunidade e ao mesmo tempo que cuidamos dela e de seus animais, praticamos tudo que aprendemos durante o curso” afirmou Laís.
“Para os acadêmicos recém-chegados à universidade como eu, o contato direto com pessoas da comunidade se torna uma experiência que com certeza levaremos durante nossa vida profissional” disse Millena.
Frequentadora da clínica-escola há algum meses, Franceiza Beatriz, moradora do Francês, diz que o serviço é essencial para as pessoas que tem animais de estimação e não têm condições financeiras favoráveis para um monitoramento contínuo. “Tenho dois cães e sempre que tenho oportunidade trago para serem atendidos e acompanhados da melhor forma possível. O serviço é excelente para a comunidade”.
O evento "dia do bicho" acontece duas vezes a cada semestre e tem a coordenação a clínica-escola do curso de Medicina Veterinária.