O ALUNO COMO PROTAGONISTA
O curso de Medicina, do Centro Universitário Cesmac, é reconhecido pelo uso de diferentes metodologias que favorecem o desenvolvimento de diferentes competências em seus alunos, tornando-os protagonistas de sua própria processo ensino e aprendizagem
As metodologias ativas utilizadas no curso são diversificadas, amplamente utilizadas, em todos os módulos temáticos, considerando os níveis de complexidade.
PROBLEM BASED LEARNING - PBL
A Aprendizagem Baseada em Problemas se dá por uma metodologia que desenvolve a prática da realização de problemas reais ou simulados por parte do discente, buscando a construção de suas resoluções.
SIMULAÇÃO REALÍSTICA
A simulação é uma metodologia realizada através de um cenário prático protegido e controlado, atuando em diversos níveis de complexidade e competências de acordo com o objetivo determinado pelo professor. Essa metodologia permite que o aluno atue em ambiente seguro e protegido, livre das possíveis complicações que os cenários reais poderiam apresentar.
SALA DE AULA INVERTIDA
Por uma aprendizagem de forma interativa, a sala de aula invertida promove ao aluno, um ensino baseado na colaboração e participação, em que desenvolve uma concepção diferente do ensino tradicional, já que a participação do docente passa a ser de facilitador/mediador e o papel do aluno se constrói por uma participação ativa na construção do conhecimento.
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
É uma metodologia de ensino na qual os alunos adquirem conhecimentos e habilidades trabalhando por um longo período para investigar e responder a uma questão, um problema ou um desafio autênticos, envolventes e complexos.
TEAM BASED LEARNING - TBL
A aprendizagem baseada em Times consiste em uma metodologia que trabalha através da promoção de aprendizagem de forma colaborativa, na qual os alunos são estruturados em equipes a fim de resolverem problemas, promovendo o diálogo entre os pares.