Campeonato Atléticas CESMAC integra comunidade acadêmica

Atividade arrecadou alimentos que serão doados para instituições locais

05/08/2019 às 14h55

Com o objetivo de integrar ainda mais a comunidade acadêmica e reforçar a prática do esporte com solidariedade, o Centro Universitário CESMAC realizou I Torneio das Atléticas CESMAC, como programação da semana de acolhimento aos "Feras". A iniciativa foi do curso de Educação Física em ação conjunta com a Coordenação Geral de Extensão. 18 equipes se inscreveram nas competições, sendo dez na categoria masculino e oito no feminino, totalizando quase 140 alunos dos cursos de humanas, exatas e biológicas, envolvidos no processo.
Participaram desse primeiro momento as Atléticas dos cursos de Nutrição (Vitaminados), Educação Física (Pantera Negra), Fisioterapia (Traumática), Direito (Dolosa), Engenharia Civil/Arquitetura (Garra), Farmácia (Manipuladores), Impetuosa (Biomedicina) e Odontologia (Trituradores).
Teve também a participação de alguns alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem, que ficaram de prontidão para qualquer atendimento em primeiros socorros, se necessário. A equipes se dividiram na modalidade esportiva Futsal e as competições aconteceram no Ginásio de Esportes do Campus IV – Professor Elias Passos Tenório.
O coordenador do curso de Educação Física, Prof. Vitor Fabiano, explica como tudo foi pensado. “Surgiu a necessidade de democratizar a prática esportiva entre os discentes sob as mais diversas formas. Propomos então a criação das Atléticas de cada curso vinculada as coordenações e com um docente tutor. Assim, o discente de alguma forma pode participa junto as Atléticas. Existem os que praticam as modalidades esportivas e também aqueles que organizam a gestão administrativa e financeira. Bem como a figura das líderes de torcida, as cheeerleaders, que são um destaque a parte, pela manifestação artística das atléticas”.

O docente destacou ainda que “o grande detalhe desse primeiro momento foi a ação conjunta com a Coordenação de Extensão, permitindo que essas atividades sejam extensionistas, propondo assim, que pela prática esportiva das Atléticas, haja a Curricularização da Extensão”.
O Prof. Dr. Rodrigo Guimaraes, Coordenador Geral de Extensão, fez questão de destacar o seguinte: “O desenvolvimento de atividades e práticas de inclusão e valorização através da arte, da cultura, dos projetos comunitários e também do esporte, compõem a formação humanista e desperta no aluno o sentimento de pertencimento de uma instituição de qualidade e potencial no ensino, na pesquisa e na extensão, formando assim, os pilares que atendem as inovações do século XXI”.
O Vice-Reitor, Prof. Dr. Douglas Apratto, marcou presença no Campeonato e fez uma saudação com muito entusiasmo. “É satisfatório ver a participação grandiosa dos estudantes de diversos cursos da nossa Instituição interagindo e fazendo deste, um dia especial”.
Alguns coordenadores de cursos e docentes também marcaram presença na atividade. As equipes Garra (Eng. Civil/Arquitetura) x Pantera Negra (Educação Física) e Impetuosa (Biomedicina) x Pantera Negra (Educação Física), foram para a Final do Futsal Masculino e Feminino. Além da saudável competição entre as equipes o Campeonato também reforçou as ações sociais e a solidariedade. As inscrições arrecadaram quase 150 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para a Casa do Pobre.

Atlética Universitária
A Instituição possui a União das Atléticas do CESMAC (UNAC), em que todas as atléticas se reúnem em prol da organização do esporte e das artes no CESMAC. O futsal foi a primeira modalidade de muitas que virão. Em pauta a montagem de uma equipe de futebol feminino que disputará a Copa Rainha Marta. Ainda no mês de setembro, será realizada uma reunião da UNAC para os próximos eventos. Aos interessados, procurem as coordenações e membros das atléticas em cada curso.
A Atlética é uma associação independente de alunos com o propósito de promover a integração dos discentes na faculdade por meio de eventos, como festas e palestras. Além disso, também serve para incentivar a prática de esportes, treinando um time de alunos para participar de competições, realizar ações em prol do bem-estar social, entre outros.