Cesmac segue forte com quase 50 anos de atuação na Educação Superior em Alagoas

Entrevista com o Reitor João Rodrigues Sampaio Filho destaca, entre outras questões: trajetória, diferenciais e o caminho para o futuro cada mais consolidado no ensino superior

23/04/2021 às 10h25

O Centro Universitário Cesmac, junto a mantenedora Fundação Educacional Jayme de Altavila (FEJAL), segue com a importante missão de formar profissionais cada vez mais qualificados e preparados para o mundo profissional, inclusive com modelos híbridos de educação na formação superior em tempos de pandemia. Prestes a completar 50 anos de uma atuação marcada pela excelência, a Instituição reforça a credibilidade nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. A publicação de hoje traz uma entrevista com o Reitor João Rodrigues Sampaio Filho, que destaca, entre outras questões: trajetória, diferenciais e o caminho para o futuro cada mais consolidado no ensino superior.
“A liderança do Cesmac não é apenas uma conquista da Instituição, antes de tudo é fruto do esforço coletivo e da dedicação individual de professores, alunos e colaboradores, que têm na educação o seu maior instrumento de transformação e de desenvolvimento social”, Dr. João Sampaio, Reitor do Cesmac.

Desde quando a FEJAL/Cesmac atua na educação superior e quais os principais diferencias?
Em 1973, tive a imensa satisfação de criar o Cesmac com o Padre Teófanes Augusto de Araújo Barros, um dos maiores educadores de Alagoas. Esse projeto contou com a imprescindível participação e união de forças de importantes pessoas.  Na época, a ideia foi trazer o acesso à educação superior para as pessoas que trabalhavam pelo dia e não tinham essa oportunidade no período da noite. Atualmente, o contexto da educação superior modificou e naturalmente estamos adequados a uma nova realidade. Somos uma Fundação Educacional privada, velada pelo Ministério Público Estadual, que tem por obrigação reinvestir seus resultados na própria estrutura física e tecnológica, bem como na qualificação pessoal da comunidade acadêmica e administrativa, buscando sempre a atualização e a qualidade necessária para cada curso ofertado. Assim, o direcionamento do nosso Conselho e da nossa Diretoria está totalmente voltado aos investimentos que busquem a constante evolução institucional. Este é o nosso maior diferencial.

Nos quase 50 anos de história o Cesmac é uma das IES mais lembradas no campo da Educação, qual o motivo?
 A credibilidade dos nossos cursos de graduação e pós-graduação, principalmente em função do reconhecimento do valor dos nossos professores e colaboradores. Isso impacta diretamente na qualidade dos nossos cursos, fato que pode ser constatado no resultado de décadas de gerações de profissionais oriundos do Cesmac que atuam com sucesso no mercado de trabalho de Alagoas e do país.

A relação com o aluno é um dos pontos mais importantes. Qual o destaque nesse contexto?
 O nosso aluno é a razão maior da nossa existência, a essência da nossa missão. Neste sentido, temos uma visão ampliada desse compromisso, que reforça a nossa responsabilidade ao possibilitar a sua formação acadêmica, ética e profissional. É por meio desse compromisso institucional que buscamos também fortalecer o relacionamento e a satisfação com nossos alunos. Acreditamos que, de alguma forma, mesmo posteriormente, o Cesmac continuará marcando a história de suas vidas.

O que dizer em relação ao processo de inovação?
 A inovação é uma característica indissociável do papel das instituições de educação superior. Estimular a comunidade acadêmica, nossos professores e alunos, na promoção de   processos e projetos inovadores é vital. Todo processo evolutivo, seja institucional, profissional ou pessoal, deve ser acompanhado de inovação como necessidade de evolução. Neste sentido, é o que irá possibilitar a sua sobrevivência ao longo do tempo. No atual momento de pandemia, a inovação das práticas pedagógicas e tecnológicas são exemplos marcantes de superação institucional. Da mesma forma, a investigação e a pesquisa científica nos cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto senso, assim como na extensão, devem ter por essência elementos propulsores de desenvolvimento inovadores.

O que fica em quem faz uma Instituição tão lembrada e reconhecida?
Traduz o sentimento de estarmos cumprindo a nossa missão de educar. É o resultado de um belo trabalho coletivo, que envolve a dedicação e o esforço diário de muitas pessoas. São essas pessoas, professores, funcionários e alunos que possibilitam o nosso sucesso. Portanto, ser lembrado é uma forma de constatar que estamos realmente no caminho certo, contribuindo para transformar vidas por meio da formação superior e, por consequência, também possibilitar o desenvolvimento social e econômico do nosso estado.

O que dizer sobre a concepção de planejamentos futuros?
A perspectiva é assegurar e fortalecer todos os fatores que implicam no processo contínuo de evolução institucional. É essa constante busca no aprimoramento e aperfeiçoamento da qualidade do ensino que impacta positivamente na formação acadêmica e profissional, alinhado aos aspectos da humanização e da ética. Assim, conseguiremos manter e expandir o desenvolvimento e o acesso à educação superior. O nosso plano maior é continuar acolhendo as novas gerações, contribuindo para realização profissional sonhada por cada aluno do Cesmac.