COVID – 19: pesquisadores criam protetor facial com visor como reforço dos EPI’s para profissionais de saúde

A ideia envolve as áreas de Enfermagem e Medicina e tem o objetivo de colaborar com o enfrentamento na falta desses equipamentos na pandemia do coronavírus

31/03/2020 às 13h51

Pensando em contribuir com a proteção dos profissionais da área de saúde em meio a realidade da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), um grupo de pesquisadores do CESMAC criou um protetor facial com visor, para reforçar o Equipamento de Proteção Individual (EPI). A inovação vem do baixo custo, praticidade e sustentabilidade da peça, feita com garrafa pet, tiaras de plástico, E.V.A. e cola quente.
A ideia une tecnologia e saúde para desenvolver um produto que pode contribuir positivamente com a prevenção. O intuito é a proteção dos profissionais de saúde, evitando respingos ou contato com gotículas e secreções contaminadas. A peça também reforça a sustentabilidade, contribuindo com a diminuição da produção do lixo plástico na sociedade.
A idealizadora do produto é a tutora da Liga Acadêmica Multidisciplinar em Inovações Tecnológicas - LITEC, Profa. Alessandra Nascimento Pontes, que contou com a colaboração dos acadêmicos de enfermagem Ana Beatriz de Melo Calado, Douglas de Oliveira Sobrinho e Rafaella Carolyne Carvalho de Brito Lisboa, além da graduanda do curso de Medicina Lorena Morgana Santos Silva.

De acordo com a Alessandra Pontes, “a iniciativa veio com a LITEC para que possamos mostrar o quanto é importante focar em soluções nos momentos de crise e diversidade. Além disso, a criação destaca o conhecimento docente, sendo reforçado com os integrantes da liga trazendo uma relevante contribuição”, explica.

A docente, que é Enfermeira, mestre em Tecnologia para área de saúde e idealizadora do aplicativo “Touch Saúde”, tecnologia na palma da mão para a prevenção ao câncer de mama, destaca ainda que todo o trabalho foi realizado de forma on-line, pensando em colaborar para o enfrentamento da ausência de equipamentos de proteção individual, utilizando recursos mais simples e acessíveis, com viabilidade da produção do produto no mercado.