Curso de Medicina do Cesmac forma cada vez mais médicos preparados para atuação de excelência na área

Coordenadora Acadêmica da graduação, Dra. Ivonilda Maia, tratou sobre questões importantes em entrevista para a TV Mar

27/07/2021 às 14h27

O curso de Medicina do Cesmac se mantém no caminho da excelência formando médicos cada vez mais qualificados para atuarem na área. A realidade da pandemia reforçou a importância desse profissional no enfrentamento ao vírus que fez o mundo parar e se reinventar em vários aspectos. A procura pela graduação cresceu consideravelmente por conta desse processo e a Instituição reforça a qualidade ofertada para a formação.

Em entrevista ao Programa TV Mar News, veiculado pela TV Mar e apresentado pela jornalista Porllanne Santos, a Coordenadora Acadêmica do curso de Medicina do Cesmac, Dr. Ivonilda Maia, destacou inúmeros aspectos que confirmam os motivos que fazem o curso de Medicina da IES ser referência. A graduação apresenta, uma trajetória histórica, que mesmo sendo um curso relativamente novo, é destaque em Alagoas e outras regiões do país. O ensino integrado com pesquisa e extensão, aliada a estrutura moderna reforça a qualidade. De acordo com a coordenadora “os grandes diferenciais incluem questões como resgate da humanidade, buscando o caminho do melhor cuidado para o ser humano”, afirma.

A formação é trabalhada com foco para uma visão ética e humanista, aliando o contexto para as novas tecnologias. A estrutura pedagógica é voltada para o novo, com metodologias ativas, buscando gerar autonomia no aluno, com acompanhamento de docentes qualificados, incluindo médicos e também profissionais de outras áreas da saúde. “Formar o ser humano para o ser humano”, afirma Ivonilda Maia, destacando ser um dos pontos principais na formação do médico.

O uso de tecnologia no ensino para a Atenção de Média e Alta Complexidade é um grande diferencial, com utilização do Simulador Obstétrico LUCINA AR com Hololens (realidade aumentada), além do CAE APOLLO - Simulador de paciente real adulto de alta fidelidade, interativo com respiração espontânea e respostas fisiológicas automáticas, e o BABYSIM simulador de paciente real, bebê de alta fidelidade interativo com respiração espontânea e respostas fisiológicas.

A IES utiliza ainda o Body Interact (software), que permite um processo de aprendizagem integrativo, fazendo conexões entre conceitos e experiências para que informações e habilidades possam ser aplicadas a problemas ou desafios novos e complexos, por meio de situações da vida real. A utilização desses equipamentos é reconhecida pela alta importância na formação e qualificação dos profissionais de saúde.

Tem ainda Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e Medicina do Trabalho, na Instituição, além de aprovações de egressos em inúmeras Residências Médicas nacionais. Acompanhe o @medicinacesmac e acesse https://www.cesmac.edu.br/graduacao/medicina para saber mais.