Curso de Medicina realiza atividade extensionista em Comunidade do Vergel do Lago

Em torno de 50 crianças participaram da ação e mais de 30 atendimentos foram realizados

23/09/2019 às 18h01

Na tarde desta segunda-feira, 23, estudantes e professores do curso de Medicina do CESMAC realizaram uma atividade extensionista na Comunidade Sururu de Capote, na sede da Associação Espírita Nosso Lar, localizada no Vergel do Lago. A ação integrada reuniu alunos do 4º período e faz parte dos módulos de Mecanismo de Agressão e Defesa, Terapêutica, Semiologia e Integração com atenção à comunidade. Em torno de 50 crianças e familiares participaram da ação.
De forma lúdica, os estudantes apresentaram à comunidade peças teatrais retratando a prevenção e o tratamento contra doenças que estão diretamente ligadas à realidade da comunidade a exemplo do bicho do pé e a leishmaniose.
Após as apresentações, o trabalho consistiu em exercícios e brincadeiras que tiveram por objetivo facilitar a fixação do conhecimento sobre as temáticas apresentadas nas peças.

Após as atividades integrativas, mais de 30 crianças receberam atendimento médico e alguns encaminhamentos foram feitos às clinicas da Instituição.
 “O trabalho que estamos realizando hoje faz parte do desenvolvimento e formação do aluno de Medicina do CESMAC e de forma integrativa, ele consegue enxergar o paciente e a comunidade como um todo, ajudando no crescimento individual de cada um”, afirmou umas das coordenadoras da ação, Profa. Dra. Cristiane Monteiro da Cruz.

Também participaram da atividade as professoras Ana Carolina Medeiros, Gabriela Muniz, Anansa Aquino, Rafaela Brandão e Thiago Matos , além do Coordenador e Coordenadora adjunta do curso, Prof. André Falcão e Profa. Ivonilda Maia, respectivamente, que estiveram em atendimento juntamento com professora Cândida Falcão.