Escola estadual recebe ação extensionista do curso de Medicina do CESMAC

Iniciativa leva conhecimento sobre as chamadas “Doenças Negligenciadas”

23/08/2019 às 15h48

Como fruto de uma importante ação extensionista do Projeto Integrador do curso de Medicina do Centro Universitário CESMAC, a Escola Estadual Manoel Simplício do Nascimento, localizada no bairro do Jacintinho, recebeu na tarde de ontem, 22, atividades diversas com o objetivo de levar conhecimento e também esclarecer sobre as “Doenças Negligenciadas”.
A iniciativa, que atende ao novo modelo de curricularização, onde reforça e direciona para a produção de ações integradas, foi pensada e estruturada com a participação dos diferentes módulos da medicina e envolvimento dos docentes, sendo o seguinte: Profa. Mestra Anansa Aquino e Profa. Dra. Mariana Santos – Terapêutica, Profa. Mestra Elaine Cristina Torres Oliveira e Profa. Mestra Barbara Patrícia de Lima - Integração Serviço e Comunidade – ISEC e Profa. Mestra Waleria Dantas, juntamente com a Profa. Dra. Cristiane Monteiro da Cruz - Mecanismo de Agressão e Defesa – MAD.
O grupo trabalhou doenças como Zika, Chikungunya, Dengue, Raiva, Tuberculose e Hanseníase. A ações foram dividas e realizadas pelos professores e pelos alunos do terceiro período do curso de Medicina. De acordo com a Profa. Dra. Cristiane Monteiro da Cruz, “a ideia é levar informação e conscientização, ou seja, fazer com que a comunidade entenda e se preocupe com essas doenças”, explicou.
A atividade foi realizada em seis salas de aula da escola estadual e aconteceu de forma lúdica, inclusive com a realização de teatro, para a maior compreensão e prática das ações preventivas relacionadas com essas patologias. A dinâmica contou com apresentação dos trabalhos – previamente aprovados pelos docentes da Medicina, seguida da avaliação sobre o nível de apreensão por parte dos alunos da escola, onde também a ludicidade foi utilizada com jogos, pinturas e outros mecanismos.
O objetivo da sistemática do trabalho é ter a possibilidade de avaliar os resultados obtidos com a ação, tanto para os alunos da unidade estadual de ensino, quanto para os universitários de Medicina.
A Prof. Dra. Gabriela Muniz, supervisora do Projeto Integrador da Medicina, também acompanhou a realização da primeira prática integrativa do terceiro período dos módulos de MAD, ISEC e Terapêutica, contando com a presença ainda da Prof. Dra. Gabriela Mello - MAD. O momento também foi marcado pela distribuição de lanches, oferecidos pelos graduandos de Medicina e atendendo ao programa alimentar do Plano Nacional de Educação - PNE, do governo federal.