Estudantes de Medicina participam de curso introdutório do SAMU

O curso é direcionado para discentes que estão no internato

18/10/2021 às 17h36

Estudantes do 9º e 10º períodos de medicina do Centro Universitário CESMAC participaram na última semana de setembro de um curso na sede do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência – SAMU, na capital alagoana. A atividade é uma parceria entre a IES, a Secretaria de Estado da Saúde e o SAMU.
No curso, o aluno do internato tem a oportunidade de aprender e ter a noção de como se comportar diante de um atendimento e tele atendimento de urgência e emergência que são realizados pelo SAMU. Além disso, o discente recebe durante o curso orientações e normas de comportamento durante toda ocorrência de uma ambulância.
“É de extrema importância para o nosso estudante essa experiência introdutória, pois ele sai do curso com todas as noções do atendimento no ambiente pré-hospitalar. Por exemplo, se ocorre um acidente motociclístico, eles terão a oportunidade de vivenciar na prática como seria um atendimento no local do acidente e o transporte do acidentado até o hospital” conta o Professor do curso de Medicina do CESMAC, Rogério Barboza da Silva.
O curso introdutório para atendimento foi ministrado pelo coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Jhonat Thaylson da Silva.