Liga Acadêmica de Saúde Coletiva do Cesmac realizará III Curso Introdutório e seletiva para novos membros

O evento acontece hoje (22), a partir das 18h30, no formato on-line e vai debater sobre “Cenário atual da Saúde Coletiva no Brasil”. A LASC é formada por uma comissão de alunos dos cursos de Fisioterapia, Medicina, Biomedicina e Nutrição

22/03/2021 às 15h04

A Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC) do CESMAC realiza hoje (22), a partir das 18h30, o III Curso Introdutório e seletiva para novos membros. O evento acontece no formato on-line e vai debater sobre o “Cenário atual da Saúde Coletiva no Brasil”. A iniciativa, totalmente gratuita e com certificação de 6h, é a de maior repercussão na história da Liga, que em 2021 completa três anos de atuação.
A temática chama atenção para assuntos em alta no que diz respeito à situação do país na visão de grandes nomes nas respectivas áreas. A programação inicia com a palestra intitulada “Vacinação para a Covid-19 em Tempos de Pandemia”, ministrada pela Profª Drª Cristiane Monteiro da Cruz, que é Doutora (PhD) e Pós-Doutora em Imunologia pela Universidade da Califórnia/EUA, Mestre em Biofísica pela UFRJ, pesquisadora, colaboradora da UFAL e professora de Medicina do CESMAC e da UNIT/AL. A palestra pretende esclarecer todas as dúvidas sobre a vacinação para a Covid-19, em decorrência do descrédito relacionado à eficácia por conta da desinformação advinda do compartilhamento de notícias falsas, as chamadas Fake News.
Em seguida, acontece a palestra intitulada “Os Desafios do Trabalho Colaborativo Interprofissional”, ministrada pela Profª Drª Josineide Francisco Sampaio, que é Doutora em Saúde Pública pela FIOCRUZ, Mestre em Sociologia e Especialista em Ciências Sociais pela UFAL, pesquisadora e professora de Medicina e do Mestrado da UFAL. Com a palestra, será possível analisar minuciosamente os motivos que levam para a dificuldade da manutenção do trabalho em equipe propriamente dito, problematizando com cada um dos fatores que dificultam o trabalho colaborativo na saúde.
A última palestra, vai funcionar como uma roda de conversa intitulada: “Prevenção por meio da Alimentação durante a Pandemia”. A Profª Esp. Lilian Lucena, que é nutricionista especialista em Nutrição Clínica, professora de Nutrição da UNINASSAU/PE, nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e responsável técnica da Merenda Escolar de Pernambuco, vai debater sobre as mudanças alimentares de caráter preventivo durante o período pandêmico. O formato também inclui engajamento e o máximo de interação com os participantes. 
A Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC) é interprofissional formada por uma comissão de alunos dos cursos de Fisioterapia, Medicina, Biomedicina e Nutrição, com a coordenação dos docentes: Prof. Msc. José Erickson Rodrigues e Profª Msc. Érika Rosângela Alves Prado, além de contar com o apoio da Coordenação de Fisioterapia. 
O Presidente da Liga, Tyrone Raphael, acadêmico do 7º período de Fisioterapia do Cesmac, explica: “nunca obtivemos tamanha resposta positiva quanto ao número de inscritos no evento. Sem sombra de dúvidas, a proximidade das palestras com os assuntos de nosso cotidiano fez com que o alcance fosse cada vez maior. Além do grande número de interessados no evento, tivemos um número de inscritos para a seleção de novos membros sete vezes maior do que nas últimas seletivas, demonstrando o quão a imagem da LASC vem sendo lapidada pouco a pouco, a ponto de termos interessados de outros estados e — pasmem — até de fora do país, vindo até nós como algo inédito”, revela.
Ainda nas palavras do Presidente, “o número significativo de conteúdos científicos elaborados por parte dos ligantes no último ano justifica a imagem positiva”. Ademais, ele justifica o crescimento com base no Instagram da Liga, que, segundo ele, “teve diversas produções de cunho educativo como, por exemplo, histórias em quadrinhos e vídeos explicativos, todos elaborados pelos que integravam ou ainda integram a LASC”.
A Vice-Presidente da LASC, Thérèse Raphaela, acadêmica do 8° período de Nutrição do Cesmac, pontua que "o crescimento observa hoje demonstra que as pessoas estão passando a ter uma visão ampliada sobre a ciência da Saúde Coletiva, onde a crise sanitária que estamos vivendo despertou um olhar crítico sobre as políticas públicas e sobre como é possível aperfeiçoá-las", reforça.

 

A Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC) do CESMAC realiza hoje (22), a partir das 18h30, o III Curso Introdutório e seletiva para novos membros. O evento acontece no formato on-line e vai debater sobre “Cenário atual da Saúde Coletiva no Brasil”. A iniciativa totalmente gratuita e com certificação de 6h é o de maior repercussão na história da Liga, que em 2021 completa três anos de atuação.
Para outras informações sobre o evento e sobre a liga, acessar o Instagram @lasc_cesmac.