Liga Acadêmica Morfofuncional do CESMAC realiza 1ª Olimpíada

A iniciativa da LAMC recebeu estudantes de todas as instituições de educação superior de Medicina do Estado de Alagoas

23/09/2019 às 14h05

A Liga Acadêmica Morfofuncional do CESMAC (LAMC), realizou, a I Olimpíada de Anatomia da Instituição. O evento foi direcionado aos discentes de todas as instituições de educação superior de Medicina no Estado de Alagoas. O processo contou com prova teórica objetiva e prática, incluindo cerca de 60 questões sobre anatomia realizadas nos laboratórios de anatomia do Campus I – Prof. Eduardo Almeida.
A estrutura envolveu níveis desde fáceis a mais complexos. Dessa forma, a avaliação prática foi realizada em cadáveres e/ou peças anatômicas e contou com questões subjetivas, aplicadas de maneira semelhante à prova prática do módulo de OMF do CESMAC. As questões fáceis foram puramente conceituais, as consideradas de média dificuldade envolveram associação da anatomia com a clínica médica, enquanto que as questões difíceis invocaram do aluno um saber sobre a sintopia das estruturas anatômicas questionadas.
As questões foram criadas pelos membros da Liga e selecionadas de maneira randômica dentro de cada categoria por uma comissão interna. Passaram ainda por avaliação de uma segunda comissão formada pelo corpo de professores indicados pelo tutor, Prof. André Bernardino.

O primeiro colocado obtive melhor pontuação no somatório final das notas. O primeiro critério de desempate foi a contagem de acertos das questões fáceis, médias e difíceis respectivamente por ordem de importância. O segundo critério foi o maior número de acertos na avaliação prática. O tempo de realização total da prova, contando hora e minuto, foi o terceiro critério de desempate, valendo a prova teórica entregue em menor tempo.
Os assuntos abordados nas provas incluíram: Anatomia dos membros superiores e inferiores; Anatomia do sistema urinário; Vascularização cervical, torácica e abdominal; Anatomia do coração e pericárdio; Anatomia do estômago, duodeno e pâncreas; Anatomia da caixa torácica; Anatomia do telencéfalo; Anatomia da medula espinhal; Parede anterolateral do abdome e região inguinal; Anatomia do peritônio.

Apenas os inscritos que realizaram as duas provas tiveram acesso ao certificado de participação da 1ª Olimpíada da LAMC. O primeiro colocado recebeu um Atlas Nette (Atlas de Anatomia Humana que apresenta mais de 540 ilustrações coloridas e denominações revisadas); camisa; certificado de primeiro colocado no concurso; troféu simbólico; além de ser convidado para integrar o corpo de diretores da Liga. Os cinco primeiros colocados receberam 1 kit Elsevier com bolsa Netter, fone de ouvido, squeeze, caneta e Touch para celular. Além disso, houve sorteio de brindes para todos os participantes presentes.
A solenidade de entrega das premiações aconteceu no último dia 20, com a presença do coordenador geral da graduação de Medicina, Dr. André Falcão, e também dos coordenadores adjuntos, professores Marcos Leal e Ivonilda Maia. Confira a lista com colação, nomes e período:

1º Lugar: Andressa de Melo Cavalcanti Guedes- CESMAC (3º período)
2º Lugar: Débora Carla Lopes do Nascimento – UFAL (6º período)
3º Lugar: Emanuelle Costa Pereira Tavares Tenório – CESMAC (3º período)
4º Lugar: Lucélia Barros Tenório – CESMAC (2º período)
5º Lugar: Gabriel Ferreira de Oliveira Calixto – CESMAC (2º período)