Medicina Cesmac e Ufal desenvolvem Projeto Real News no combate a fake news sobre vacinação da COVID-19

Iniciativa abre Campanha “Vacina Sim” da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), que também apoia o projeto de extensão do Cesmac

11/02/2021 às 12h37

O Projeto de Extensão Real News, do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac, é coordenado pelas pesquisadoras Cristiane Monteiro (doutora em imunologia), Cynthia Mafra (mestra em Alergia e Imunopatologia) e Vânia Simões (mestra em medicina tropical), com a colaboração dos médicos Marcos Gonçalves e Fernando Maia.

O trabalho acontece com a tutela da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI Nacional) e da Sociedade Brasileira de Infectologia de Alagoas (SBInfec/AL). A iniciativa utiliza o audiovisual e as redes sociais para combater a fake news sobre a vacinação contra a COVID-19, elaborada pela Liga Acadêmica de Imunologia Aplicada à Clínica Médica do Centro Universitário Cesmac (LAIM/Cesmac - @laim.al), juntamente com mais duas ligas da Universidade Federal de Alagoas: Liga Acadêmica de Imunologia Clínica e Alergia da (LAICA/Ufal - @laicaufal) e Liga Acadêmica de Medicina Tropical e Infectologia da Universidade Federal de Alagoas (LAMTROPI-Ufal - @lamtropiufal).

O projeto tem movimentado a rede social Instagram @realnews.projeto para trabalhar a temática de combate as fake news e também para esclarecer as muitas dúvidas da população, estudantes, profissionais, entre outros, sobre o assunto que tem sido alvo de debates em Maceió, no Brasil e no Mundo.

FAPEAL

A Professora do curso de Medicina, Cristiane Monteiro, que é doutora em imunologia e divulgadora científica, estreou a da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) Campanha "Vacina Sim", lançada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e ganhou a adesão de várias fundações de amparo à pesquisa do Brasil.
O site da Fapeal destaca, que as vacinas são essenciais para a profilaxia de doenças e têm como objetivo expor o indivíduo a um antígeno, sendo este incapaz de causar a doença, para estimular o sistema imune a criar anticorpos e combater o antígeno em infecções futuras, sem que a doença se desenvolva, ou aconteça de forma mais leve.
A Coronavac corresponde a uma vacina de vírus inativado, ou seja, o vírus SARS-CoV-2, o tipo de coronavírus que causa a COVID-19, é inativado por agentes físicos ou químicos, de forma que não consegue infectar o indivíduo. Confira a publicação completa, com mais detalhes sobre a vacina no link: http://fapeal.br/2021/02/campanha-vacina-sim/