Medicina CESMAC promove I Mostra Virtual sobre Políticas Afirmativas em Saúde

Trabalho aconteceu em parceria com o NAFRI e foi realizado no Módulo Temático Integração Serviço, Ensino, Comunidade - Módulo ISEC I

13/07/2020 às 18h08

O curso de Medicina do Centro Universitário CESMAC, por meio do Módulo Temático Integração Serviço, Ensino, Comunidade - Módulo ISEC I, promoveu a I Mostra Virtual sobre Políticas Afirmativas em Saúde, com os acadêmicos das turmas “A” e “B” do primeiro período da graduação.
O objetivo foi promover debates para que os acadêmicos discutissem sobre as políticas públicas que foram criadas para garantir equidade em saúde aos grupos historicamente excluídos e que sofrem preconceitos e discriminação em função da raça, etnia e orientação sexual.
Os alunos do primeiro período da graduação, nas turmas A e B realizaram a atividade, que teve início do último mês e seguiu até o início de julho. As apresentações aconteceram em formato de banners fazendo o debate sobre os temas, com a orientação dos professores do módulo: Ana Tojal e Lúcio Verçosa, além da parceria do Núcleo Acadêmico Afro e Indígena – NAFRI/CESMAC, por meio do seu coordenador Prof. Dr. Jorge Vieira.
De acordo com a professora Ana Tojal, orientadora dos trabalhos, “a importância de realizar essa I Mostra Virtual é dar visibilidade aos problemas de saúde dos segmentos vulnerabilizados socialmente, contribuindo para efetivar um dos princípios basilares do SUS: a equidade em saúde. Foram 16 trabalhos apresentados, onde os alunos de Medicina tiveram a oportunidade de discutir essa problemática já no início da sua formação, ampliando o olhar para as graves questões de saúde geradas pela discriminação e preconceito”, explica a docente.

Confira abaixo a lista de graduandos por equipes e as temáticas debatidas na Mostra:

PRIMEIRO PERÍODO DE MEDICINA – TURMA “A”

A INFLUÊNCIA DO ÁLCOOL NO CONTEXTO DA POPULAÇÃO INDÍGENA - Gabriel Lamenha, João Victor, Juliana Firmiano, Maria Arruda, Marcos Malta e Thierry Reis.

DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS HOLÍSTICOS E TRADICIONAIS NA ATENÇÃO BÁSICA ÀS POPULAÇÕES INDÍGENAS - Camille Stephanie de Moura Fontes, Alana Maria Melo Medeiros, Giovanna Dayana Cavalcante Alcântara, Lara de Sá Bomfim Pereira, Lívia Maria Duarte Freitas e Vívia Duarte da Rocha.

SAÚDE E POPULAÇÃO LGBT: DEMANDAS E ESPECIFICIDADES EM QUESTÃO - Alessandro Araújo de Lima, Ana Júlia Peixoto Granja, Débora Thaís Amorim de Oliveira Lima, José Maurício Amorim Neto e Maria Luiza Peixoto de Rubim Farias.

DOENÇAS QUE MAIS AFLIGEM A POPULAÇÃO NEGRA - Arthur Henrique Barbosa Travassos de Oliveira, Caio Raphael Coura de Alencar, Flavio Roberto de Oliveira Barros Filho e Gabriel Cavalcante Calheiros de Melo.

O RACISMO INSTITUCIONAL BRASILEIRO E A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA - Alan Elves de Oliveira Junior, Fernando Lages da Ressurreição, Gabriel Tavares Pereira, Laíne Rocha Bezerra Barbosa e Paulo Arthur Cavalcante Leandro.

SAÚDE MENTAL INDÍGENA: MEDICALIZAÇÃO E USO DE PSICOTRÓPICOS - Ana Luiza da Silva Oliveira, Anna Cláudia Balbino da Silva, Isabella Cristina Farias Nunes, Márcia Roberta Oliveira Tavares e Maria Isabelly Luna de Melo.

OS DESAFIOS DA TERAPIA HORMONAL E OS RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO NA POPULAÇÃO TRANSEXUAL - Beatriz Acioli, Clara Gadelha, Darlisson Soares, Isadora Barbosa e Silmara Inicêncio.

A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA COMPREENDIDA COM RECORTES DE RAÇA: O IMPACTO DESSA PROBLEMÁTICA SOBRE AS MULHERES NEGRAS DO BRASIL - Ana Beatriz Soares Tojal de Barros Lima, Ana Letícia Neri Marques, Daniella Acioli Lima de França, Lara Cavalcante Santiago, Laura Quintella Souto Méro e Vitória Pereira Fiorotto Francisco.

PRIMEIRO PERÍODO DE MEDICINA – TURMA B
POPULAÇÃO NEGRA: VULNERABILIDADE DA MULHER NEGRA À AIDS - Alícia Caroline da Silva Batista, Bruna Larissa da Silva Santos, Manuella Mª Rosner Nascimento de Magalhães, Maria Beatriz Veiga Moreira Lima e Maria Luísa Paulino da Silva.

DESAFIOS DA PROMOÇÃO EFETIVA DA SAÚDE EM MINORIAS SEXUAIS E DE GÊNERO - Alice Cardoso Braga; Isadora Oliveira Cardoso, Laura Beatriz Tenório Vitorino, Maria Luíza Lima Cordeiro de Castro e Nycolle Beatriz Lima de Siqueira.

USO DE PLANTAS MEDICINAIS PELA COMUNIDADE INDÍGENA - Arthur Ricardo Vilar Scavuzzi de Carvalho, Pedro Cavalcanti Pires de Azevedo, Pedro Henrique Lins de Almeida, Sávyo Firmino de Oliveira Costa e Ygor Ruam Santos Silva.

A INTEGRAÇÃO ENTRE A MEDICINA OCIDENTAL E A EPISTEMOLOGIA INDÍGENA COMO FORMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ÀS POPULAÇÕES NATIVAS BRASILEIRAS - Lara Omena Mendes, Letícia Lima Campos, Matheus Duarte Cantalice, Nathalia Andrade da Cruz Macena, Rayanne Andressa Catão Cavalcante e Yngrid Gomes de Souza Lisboa.

A PREVALÊNCIA DE ANEMIA FALCIFORME NA POPULAÇÃO NEGRA - Letícia Barbosa de Magalhães Mauricio, Juliane Gonzaga Baltieri, Lívia Monteiro Marinho, Maria Eduarda Albuquerque Barboza, Marília Maria Urquiza Galvão Ribeiro e Sofia Martins Lima.

O ALTO ÍNDICE DE HIPERTENSÃO ARTERIAL NA POPULAÇÃO NEGRA - Alunos: Eduardo dos Santos Silva, Gabriel de Carvalho Moreira, Gabriel Lúcio Duarte Freitas, Gabriel Pereira Roque de Barros, José Maurício Meneses Dantas Bandeira e Iago Santos Rodrigues.

PARALELO ENTRE A OFERTA DE PRÉ-NATAL PARA MULHERES INDÍGENAS E NÃO-INDÍGENAS - Murilo Lobo Cezarotti Filho, Robson Natário Silveira Filho, Gabriela Rocha Lima Sotero, Izadora Magalhães Vasconcellos e Maria Diva Costa Alves.

DOAÇÃO SANGUÍNEA POR PESSOAS HOMOAFETIVAS: UM PROCESSO DE INCLUSÃO - Anna Letícia Simplício dos Santos, Antonnia Vidal Vitalino, Isabelle Ataíde Correia Lima Brandão, Isabelle Wanessa Cavalcanti de Melo Alécio e Kayo Vinícius Barros de Jesus.