I Prêmio Atitudes Ambientais é entregue no CESMAC

Cerimônia de premiação aconteceu como parte da programação do III CEMEIA

24/10/2019 às 19h09

Na tarde desta quinta-feira, 24, o Programa de Pós-Graduação em Análises de Sistemas Ambientais entregou o Prêmio Atitudes Ambientais - Agências de Publicidade 2019. A cerimônia aconteceu no Complexo de Inovações Pedagógicas do CESMAC, coroando as três empresas pelas melhores atitudes ambientais e melhor campanha publicitária ligado à temática do meio ambiente. 
Fruto da dissertação da Mestranda Sue Réginis, o prêmio focou desde o último dia 14 de agosto, data do seu lançamento, em ações ou práticas que foram realizadas por Agências de Publicidade, com foto do antes e do depois, ou em materiais publicitários utilizados por clientes nestas ações. O processo pôde ser maximizado por meio da realização de palestras, prêmios internos e eventos que trouxessem discussões sobre a relação homem, empresa e meio ambiente.
Além disso, a demonstração de mudanças efetivas como: coleta seletiva, descarte correto dos resíduos da empresa, parcerias com cooperativas e empresas recicladoras, foram fator diferencial para escolha dos vencedores.
O vice-reitor da Instituição, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, participou da premiação e destacou, "sem a mídia, sem a imprensa e sem a publicidade, a ciência não pode ser democratizada. Por isso, entendemos que é de extrema importância premiar as empresas de comunicação que ajudam a academia a popularizar a ciência e o estudo científico para a população geral", pontuou o vice-reitor.
O coordenador do Mestrado em Análises de Sistemas Ambientais, Prof. Dr. Jessé Marques, disse, "que o Prêmio Atitudes Ambientais desencadeie em todos nós, a reflexões e pensamentos sobre a questão ambiental e sobre o nosso papel nesse processo", afirmou o docente. 

A grande idealizadora do prêmio, a aluna Sue Réginis, trabalhou em sua dissertação o tema "Gestão Ambiental - Estrategias Empresariais no Ambiente de Trabalho". Com data marcada para qualificação do seu trabalho, a discente destaca, "com a pesquisa que fizemos, conseguimos enxergar mudanças efetivas nas atitudes ambientais das empresas e uma conscientização para atitudes futuras. Isso me deixa satisfeita e com um sentimento de dever cumprido", afirmou.
Os premiados foram as agências de publicidade: Publix (3º Lugar), Artecetera (2º Lugar) e Chama Publicidade (1º Lugar). A grande vencedora, a agência Chama, além do prêmio, será agraciada com uma consultoria ambiental que será feita pela empresária Nathália Inez, da empresa Natitude Ambiental.
Além das agências publicitárias, a cerimônia homenageou todos os veículos de comunicação que fizeram parte da divulgação e apoiaram o projeto.