No Dia Mundial do Meio Ambiente PPGASA/CESMAC chama atenção para a conscientização ambiental

Pandemia provoca ainda mais reflexões com debates virtuais e ações de prevenção e cuidados

05/06/2020 às 18h40

Apoiando a campanha do Programa das Nações Unidos para o Meio Ambiente (PNUMA), que traz a  #JuntosPelaNatureza, o Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Análise de Sistemas Ambientais – PPGASA/CESMAC, destaca a importância da conscientização ambiental, que já vem sendo trabalhada desde 28 de maio, sendo reforçada ainda mais hoje, 05 de junho, “Dia Mundial do Meio Ambiente”. O programa também está utilizando as redes sociais para promover debates, lives e postagem de cards voltados para a temática do meio ambiente no Instagram @ppgasa.
A ideia é fazer um destaque virtual e marcar a semana do 5 de junho com uma série de atividades para estimular reflexões sobre o momento atual, destacar a interdependência entre a saúde humana e a saúde do planeta, buscando entendimentos sobre como construir um mundo melhor no pós-pandemia – #PelaNatureza.

O objetivo, segundo a representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú, é utilizar esse momento complexo e difícil, imposto pela pandemia para repensar as ações em relação ao meio ambiente. Ela explica que nem sempre tomamos consciência, mas desde o alimento que consumimos à água que bebemos, o ar que respiramos e, inclusive, muitos medicamentos que salvam vidas, todos são providos pela natureza. “Quando perdemos a biodiversidade, perdemos esses serviços dos quais dependemos para existir”, alerta Hamú.
Hoje, a partir das 17h, o cantor e ativista ambiental Lenine tocou os clássicos da carreira, intercalando músicas e conversas com o curador do Museu do Amanhã, Luiz Alberto Oliveira. Na pauta: reflexões, histórias e inspiração. A transmissão aconteceu pelo You Tube do PNUMA e do Museu. Todas as informações estão sendo publicadas na página da Organização das Nações Unidas – ONU, e podem ser conferidas no link http://encurtador.com.br/acW29
 
PPGASA

O Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Análise de Sistemas Ambientais – PPGASA/CESMAC vem contribuindo com a formação de mestres na área ambiental, inclusive com destaques sobre ações de conscientização. No último ano, foi criado o Prêmio “Atitudes Ambientais – Agências de Publicidade 2019”. A iniciativa foi resultado da dissertação de mestrado da pesquisadora, que é Administradora em Marketing, Sue Réginis.
O objetivo foi reconhecer, incentivar e divulgar ações, boas práticas e projetos de conservação e preservação do meio ambiente nas Agências de Publicidade em Alagoas. O estudo foi orientado pela Profa. Dra. Grabriela Vieira de Mello. A premiação contou com as categorias de “Melhor Atitude Ambiental das Agências de Publicidade” e de “Melhor Campanha Publicitária Ambiental”.
A formação de mestres pelo PPGASA, também reforça o processo de conscientização ambiental, com uma série de iniciativas que podem ser conferidas na página https://www.cesmac.edu.br/ciencias-ambientais/mestrado-profissional-analise-de-sistemas-ambientais.
O endereço eletrônico concede acesso aos documentos e ações como: Boletim Informativo do PPGASA - com  as principais pesquisas desenvolvidas pelo corpo docente e os resultados alcançados; Cartilhas Ambientais - com acesso aos links das quatro cartilhas educativas sobre: Caatinga, Manguezal, Mata Atlântica e Vegetação Litorânea, tudo pensado para a educação ambiental de crianças, e ainda, Anais do Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente – CEMEIA – onde os leitores podem encontrar os anais de todas as edições do evento científico, que já integra a programação oficial do programa, com participações locais e nacionais.