PPGASA Cesmac é destaque no 1º Concurso de Vídeos Informativos da Área de Ciências Ambientais da CAPES

Instituição teve resultado expressivo nas categorias Docente, Discente e Sociedade com produções sobre a temática “Preservação ou Degradação: o que está acontecendo com o ambiente ao seu redor?”

30/09/2021 às 21h08

Docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA/Cesmac), tiveram resultado expressivo na premiação do 1º Concurso de Vídeos Informativos da Área de Ciências Ambientais, uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O concurso foi criado em celebração aos 10 anos da Área de Ciências Ambientais da Capes.

Os vídeos de curta metragem foram produzidos por discentes, docentes, egressos ou membros da sociedade envolvida no âmbito de Programas de Pós-graduação da Área de Ciências Ambientais. O objetivo foi contribuir para o desenvolvimento dos participantes em relação às questões ambientais, incluindo metodologia ativa e participativa para ampliação da percepção sobre o meio ambiente em que está inserido, e análise ambiental crítica num contexto social, econômico e cultural.
O intuito também foi estimular a realização de pesquisas sobre o tema, considerando a realidade do território e, consequentemente, a elaboração de proposições efetivas de enfrentamento das vulnerabilidades da sociedade; a produção e uso de vídeos como recursos de ensino e de aprendizagem; também de fomentar ações de empatia, cooperação, colaboração, solidariedade e promoção da conservação ambiental, como pilar para a melhoria da qualidade vida da sociedade. Além de promover o protagonismo de docentes, discentes, egressos e comunidade relacionada aos Programas de Pós-graduação da Área de Ciências Ambientais, assim como, da sociedade na preservação do meio ambiente para todos.
Dentre os vídeos selecionados pela comissão julgadora, receberão certificação os 03 (três) com maior pontuação de cada categoria. O resultado foi divulgado no evento comemorativo dos 10 anos da Área de Ciências Ambientais, que aconteceu ontem (29 ), no formato on-line.
Os critérios para avaliação dos vídeos incluíram: conteúdo socioeducativo, com caráter propositivo de despertar, prevenir, refletir, promover e intervir sobre questões ambientais; qualidades linguísticas - oral e escrita; criatividade, originalidade, pertinência, contextualização, entre outros.
De acordo com o Prof. Dr. Jessé Marques, Coordenador do PPGASA, “os resultados só ratificam o que o Programa de Pós-Graduação em Análise de Sistemas Ambientais vem fazendo ao longo desse primeiro quadriênio, com um corpo docente bastante engajado, comprometido, formado por pesquisadores de auto padrão, alguns já com bolsa de produtividade pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também temos um quadro discente bastante comprometido, eclético, e envolvido com as questões do curso. Fazemos tudo para enaltecer o programa, aumentar a visibilidade, quebrar aquele preconceito sobre os cursos do Nordeste, então viemos para mostrar realmente que temos material humano competitivo para difundir tecnologia e falar a mesma linguagem dos outros programas que já estão consolidados. Enfim, o resultado é bastante expressivo, nós tivemos em todas as categorias o Cesmac, na figura do PPGASA, obteve a primeira e segunda colocação, ou seja, viemos para fazer a diferença na história”, enalteceu o docente.

O Prof. Dr. Jessé Marques também lembrou da última conquista obtida pelo egresso do PPGASA, Eduardo Bastos, integrante da Turma IV, orientado pelo Prof. Velber Nacimento Xavier, quando foi o vencedor do Concurso de Logomarca da Coordenação da área Ciências Ambientais da CAPES. Então, em todas as categorias, seja vídeo ou logomarca, o PPGASA mostrou para o que veio”, ressalta o coordenador.
Segundo a Profa. Dra. Aldenir Feitosa, Coordenadora do Stricto Sensu Cesmac, “o Mestrado Profissional Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA) teve uma significativa participação no concurso de vídeos informativos CAPES, obtendo premiações de 1º e 2º lugares em todas as categorias. Tal desempenho mostra a capacidade analítica, crítica e criativa dos discentes e docentes do PPGASA, que mais uma vez se destacam no cenário nacional da área de Ciências Ambientais. Este resultado também mostra que as metas determinadas para o perfil do aluno de mestrado tem sido alcançadas, que o programa tem tido êxito na formação de atores capazes de analisar o ambiente e propor para o mesmo medidas conservacionistas, mitigatórias ou resolutivas em prol da saúde humana e ambiental”, enfatiza a docente.
 
Confira abaixo os ganhadores e categorias:
 
Categoria Discente – 1º Lugar
Título do Vídeo: Exploração de “sal gema” em Maceió/AL. Sonhos e desastre sócioambiental
Autores: Alberto Tenório Sirqueira, André Luíz Lisboa Calheiros, Fernando Castro Garcia, Luiz Carlos Dantas, Walter Silva dos Santos, Adriane Borges Cabral, Juliane Cabral Silva, Selenobaldo Alexinaldo Cabral de Sant Anna.
Confira a produção no link: https://www.youtube.com/watch?v=fu1akFoDm8M
 
 
Categoria Discente – 2º Lugar
Título do Vídeo: Como descartar medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso?
Autores: Paula da Silva Lacerda, Pablo Lacerda da Silva, Elânia Ferreira Silva, José Marcelino Pereira Júnior, Valéria Cristina Santos, Alexandre, Welisson da Silva Santos, Saskya Araújo Fonseca, Jessé Marques da Silva Júnior Pavão e Aldenir Feitosa dos Santos.
Confira a produção no link: https://www.youtube.com/watch?v=qpM0TcyGj1k
 
 
Categoria Docente – 1º Lugar
Título do Vídeo: “Impactos ambientais e sociais - Laguna Mundaú”
Autores: Jessé Marques da Silva Júnior Pavão, Clarissa Nascimento Soares Rener, Isadora Barros Rodrigues e Aldenir Feitosa dos Santos
Confira a produção no link:  https://drive.google.com/file/d/1mQFPYx0NnVzuig0voLPi5lfaEFXlAds5/view?usp=drivesdk
 
 
Categoria Sociedade – 1º Lugar
Título do Vídeo: O lixo: qual seu impacto na sociedade e meio ambiente? Um retrato do descaso na antiga Estação Ferroviária de Arapiraca
Autores: Anny Gleicy Damasceno Santos, Emilly Nayara Eloy Cadengue Silva, Maria Mônica Mikaelly Farias dos Santos, Paulo Henrique Cavalcante de Omena, Phelipe Matheus Nunes Tavares, Iolanda Silva de Lima, Aldenir Feitosa dos Santos.
Confira a produção no link:  https://youtu.be/tM7G7QQ1nVc
 
 
Categoria Sociedade – 2º Lugar
Título do Vídeo: As consequências do descarte incorreto de medicamentos para o meio ambiente
Autores: Welisson da Silva Santos, José Marcelino Pereira Júnior, Valéria Cristina Santos Alexandre, Elânia Ferreira Silva, Paula da Silva Lacerda, Aldenir Feitosa dos Santos e Saskya Araújo Fonseca
Confira a produção no link:  https://youtu.be/6wP4QKX5cVk