III Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente – CEMEIA acontece este mês

Evento integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada também no CESMAC

11/10/2019 às 14h24

Com o tema “Integrando as ciências em busca da Sustentabilidade”, o Programa de Pós-Graduação Análise de Sistemas Ambientais do Centro Universitário CESMAC - PPGASA, realiza, de 23 a 25 deste mês, o III Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente – CEMEIA. O congresso acontece no Complexo de Inovações Pedagógicas da Instituição, localizado na Rua: Cônego Machado, bairro Farol. A atividade integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2019, que acontece também no CESMAC.
O evento, que é voltado para profissionais, pesquisadores, docentes e discentes interessados nas temáticas, tem o objetivo de se tornar referência na divulgação de estudos teóricos e práticos vinculados às questões ambientais, provocar transformações nas pesquisas científicas e tecnológicas sobre a temática, e oportunizar espaço de formação numa discussão multi e interdisciplinar entre Ciência, Saúde, Tecnologia e Meio Ambiente.
O CEMEIA é um espaço privilegiado para o diálogo entre pós-graduação, graduação e ensino básico, nas atividades de ensino, extensão e pesquisa de diferentes instituições do Estado de Alagoas. A programação do evento conta com ​ o I Workshop de Biotecnologia e Sustentabilidade, trabalhando a temática central da SNCT, que esse ano será “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, com o tema: “Produtos Biotecnológicos: avanços para o futuro”. A atividade será do Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal – MPBIOTEC.
Além disso, também conta com minicurso, oficinas e palestras com temática envolvendo a criação e manutenção do currículo Lattes, reparos em livros, biotecnologias na produção animal e aplicadas a produção de alimentos de origem animal, entre outros inúmeros temas que serão discutidos durante os três dias de congresso.
A cerimônia de abertura acontece na quarta (23), a partir das 18h30h, com a palestra sobre “Mudanças Climáticas e Sustentabilidade nos Ecossistemas Brasileiros”. Quem vai falar sobre o tema é o Prof. Dr. Bruno José Rodrigues Alves (EMBRAPA Agrobiologia - Seropédica -RJ).​ O evento tem o apoio do Biomed – Biotério Médico do CESMAC e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas – FAPEAL.

No último dia do congresso acontece a entrega do Prêmio Atitudes Ambientais, resultado da dissertação de mestrado da pesquisadora Sue Réginis. O tema do estudo é Responsabilidade Ambiental e a Sustentabilidade nas Agências de Publicidade. A ideia da premiação é gerar impactos positivos internos e externos para os colaboradores das empresas de publicidade em Alagoas e também para os clientes.
Acesse https://diabrasi1.wixsite.com/cemeia para conferir a programação geral do evento. A submissão de trabalhos e artigos para participação no evento acontece até o próximo dia 16.