Abertura Encontros MPPS marca início do evento com palestra da Profa. Dra. Efigênia Ferreira (UFMG)

Evento acontece até amanhã (11), com a participação de importantes palestrantes da Odontologia local, nacional e internacional

10/12/2020 às 19h28

A solenidade de abertura do Encontros MPPS: Clínica, Pesquisa e Tecnologia, evento internacional de pesquisa em saúde, promovido pelo Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS), do Centro Universitário CESMAC, aconteceu na manhã de hoje (10), pela plataforma Blackboard Collaborate.

O momento contou com a participação do Vice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório; da Pró-Reitora Adjunta Acadêmica, Profa. Dra. Claudia Medeiros; do Coordenador Geral de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Giulliano Anderlini e da Coordenadora do Stricto Sensu, Profa. Dra. Aldenir Feitosa. O evento tem o apoio Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e também da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncial), na pessoa da Profa. Dra. Mara Cristina Ribeiro.

O objetivo é possibilitar um espaço de diálogo entre as diversas perspectivas da prática profissional em saúde envolvendo clínica, pesquisa e tecnologia. O encontro recebe pesquisadores de destaque nos cenários local, nacional e internacional, para contribuir com o debate e potencializar o aprimoramento e desenvolvimento na resolução dos problemas de saúde da população brasileira.

A Profa. Dra. Sonia Ferreira, Coordenadora do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde, destacou a importância do evento na fala de abertura. “Estou extremamente grata e satisfeita pela realização de mais um importante evento do MPPS. O empenho dos professores e alunos do mestrado, as parcerias e apoios com instituições e profissionais locais, nacionais e internacionais fazem toda diferença nessa jornada, que possibilitou o encontro”.

O Prof. Dr. Diego Nóbrega representou a coordenadora do curso de Odontologia, Profa. Roberta Penteado.

Quem também teve participação na abertura foi o Prof. Dr. Kevan Nóbrega, que anunciou a palestrante e mediou o debate após a palestra.

Teve ainda a participação da professora do curso de Psicologia e colaboradora do MPPS, ambos do Cesmac, Renata Guerda, Doutoranda na Universidade Autônoma de Barcelona - Departamento de Psicologia Social.

O evento teve todo o apoio do Prof. José Marcos dos Santos Oliveira - Farmacêutico e Doutor em Biotecnologia, e também Professor Titular do MPPS/Cesmac. O docente participou inclusive do processo de divulgação do encontro e falou sobre a programação em entrevista na TV Mar.

A programação recebe convidados como a Profa. Dra. Ana Estela Haddad; associada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) e o Prof. Dr. Vinícius Coelho Carrard, adjunto de Patologia Básica e Patologia Bucal na Faculdade de Odontologia (UFRGS), para falar sobre o tema: “Os desafios do telediagnóstico em tempos de pandemia”.
O evento recebe também o Prof. Dr. Carlos Botazzo, associado do Departamento de Política, Gestão e Saúde - Universidade de São Paulo (USP), vai palestrar sobre “A pesquisa qualitativa em odontologia” e o Prof. Dr. Jaime Aparecido Cury, titular de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP), que vai trabalhar questões sobre "O uso de fluoretos no controle da cárie dentária".
Tem ainda a participação internacional com o Dr. Marcelo W.B. Araujo, Diretor Científico da American Dental Association (ADA) e da ADASRI, LLC, que vai falar sobre o tema: “Odontologia baseada em evidencia cientifica, em tempos de COVID-19”.
Amanhã (11), a programação recebe o Prof. Dr. Abhishek Parolia, da International Medical University, Kuala Lumpur – Malásia - Líder do Departamento de Odontologia Clínica, vai abordar o tema: “Eficácia da nanopartícula de quitosana-própolis contra biofilmes de enterococcus faecalis no canal radicular”.
Tem ainda a presença dos convidados: Prof.  Dr. José Carlos Pettorossi Imparato, livre docente da Universidade de São Paulo; Prof. Dr. Pierre Barnabé Escodro, associado da Universidade Federal de Alagoas, onde é Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos (GRUPEQUI-UFAL) e ainda a Prof. Dra. Isabel Cristina Celerino de Moraes Porto, adjunta da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas (FOUFAL).
 Informações no link: https://www.even3.com.br/encontrosmpps2020/