Coordenadora do MPPS Cesmac participa da 39ª Reunião Anual da SBPqO

Profa. Dra. Sonia Ferreira participou da reunião dos coordenadores dos programas de pós-graduação em odontologia e também apresentou trabalho na área

30/09/2022 às 12h03

A coordenadora do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde – MPPS, do Cesmac, Profa. Dra. Sonia Ferreira, participou da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica – SBPqO, na 39ª edição, ocorrida no início deste mês, um dos eventos mais importante na área das pesquisas odontológicas do Brasil. O encontro aconteceu no Centro de Convenções - Expo D. Pedro, em Campinas/SP. Dentro da reunião também aconteceu o encontro com os coordenadores de área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, envolvendo os cursos de pós-graduação stricto sensu, no qual a docente também participou.

A coordenadora apresentou o trabalho intitulado “Percepção da Saúde Bucal, Necessidade de Tratamento e Qualidade de Vida do Paciente no Pré-Transplante de Fígado”. O estudo foi observacional, analítico e transversal, envolvendo pacientes portadores de cirrose hepática, com indicação para transplante de fígado.

A Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO, é uma Associação sem fins lucrativos, sendo uma Divisão Brasileira da International Association for Dental Research – IADR. Atualmente é a maior divisão na América Latina e uma das mais representativas da IADR no mundo. As Reuniões Anuais da SBPqO se consolidaram como o evento mais importante em pesquisa do país, na área da Odontologia com cerca de 4000 participantes anualmente, com representantes de todos os estados brasileiros. Participam alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores, esses participantes se caracterizam por serem os atuais formadores de opinião no Brasil.