Extensão de Oncologia no Conecta Odonto CESMAC

Projeto do curso de Odontologia e do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde – MPPS, e tem como tutoras as professoras: Camila Beder, Fernanda Peixoto e Sonia Ferreira. Ações acontecem @odontologia.cesmac

07/10/2020 às 16h06

Durante toda a semana os integrantes da Extensão de Oncologia na Odontologia serão os responsáveis pelo conteúdo sobre o tema não Instagram @odontologia.cesmac. Por meio de vídeos, cards, publicação de textos e outras ações a ideia é abordar assuntos pertinentes ao tema, diagnóstico do câncer de boca, importância do autoexame e das campanhas de busca ativa.

A programação também conta com um Quiz interativo de diagnóstico do câncer de boca. Hoje (07), acontece a live sobre “Câncer de boca: a importância do diagnóstico precoce e do autoexame”. Quem vai debater o tema é a Presidente da Sociedade Brasileira de Estomatologia Patologia Bucal – SOBEP, Dra. Manoela Domingues Martins.

A convidada possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em Odontologia (Patologia Bucal) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela University of Michigan. Atualmente é professora Associada de Patologia Básica e Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também é Professora permanente do PPG em Odontologia da UFRGS e do PPG em Estomatopatologia FOP-UNICAMP orientando mestrado, doutorado e supervisionando pós-doutorado.

Atua ainda como editora associada da Brazilian Oral Research na área de patologia/estomatologia, membro do corpo editorial da Oral Surgery, Oral Medicine and Oral Pathology e Reviewing Editor of Oral Diseases. Revisora ad hoc de vários periódicos internacionais. Membro da Academia Americana de Patologia Oral e Maxilofacial (AAOMP). Tem experiência em Patologia e Estomatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico e tratamento de lesões bucais, biocompatibilidade de biomateriais, câncer bucal, fotobiomodulaçãao e reparo tecidual. Pesquisadora CNPq 1D. Pesquisadora responsável pelo grupo de pesquisa Wound Healing and Câncer Research Group (WHOC).

Sobre a EOO

A Extensão de Oncologia da Odontologia – EOO, tem o objetivo de criar informativos e materiais educativos para os profissionais da saúde e para também os pacientes, sobre aspectos clínicos, histopatológicos, diagnóstico e tratamento odontológico do paciente acometido pelo câncer de boca. O Projeto é do curso de Odontologia e do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde – MPPS, e tem como tutoras as professoras: Camila Beder, Fernanda Peixoto e Sonia Ferreira. Siga @estensãoodontonaonco para saber mais.