Professora do Cesmac defende tese de doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona - Espanha

Renata Guerda está vinculada ao curso de Psicologia e também é professora colaboradora do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde- MPPS

13/12/2022 às 14h22

A professora Renata Guerda, vinculada à instituição desde 2013, defendeu a tese de doutorado no final do último mês. A titulação também veio com aprovação em grau de excelência pelos professores e professoras membros do tribunal. O trabalho está localizado num campo de epistemologias em disputas, e visa compreender o processo de produção do cuidado em Saúde Mental a partir da perspectiva das pessoas que utilizam os serviços da rede de atenção psicossocial na cidade de Juazeiro/Bahia/Brasil. A orientação foi do Prof. Dr. Lupicinio Íñiguez Rueda, que é catedrático da Universidade Autônoma de Barcelona, vinculado ao Departamento de Psicologia Social e uma grande referência no campo da Psicologia e das Ciências Sociais.

Segundo a professora, o município de Juazeiro foi escolhido como território privilegiado para o desenvolvimento da pesquisa, em função do trabalho realizado durante a Residência Multiprofissional em Saúde da Família na Universidade Federal do Vale do São Francisco. Ainda segundo Renata Guerda, “o investimento na formação acadêmica é uma tarefa que conjuga esforços desde sua graduação, o que neste sentido, coloca sua tese em estreita relação com sua prática docente, pois segundo ela, os diálogos com os estudantes da graduação em Psicologia a coloca permanentemente refletindo sobre a formação profissional e a qualificação das práticas de cuidado em direção à Atenção Psicossocial. Me sinto feliz na construção deste percurso e ter o apoio do Cesmac, fez e faz toda diferença”, reforça.

A defesa aconteceu de maneira híbrida, presencial no Complexo de Inovações Pedagógicas do Cesmac, e remota com as professoras do tribunal de defesa de tese. Os membros do tribunal foram os professores: Luz María Martinez (Universidade Autônoma de Barcelona); Jefferson Bernardes (Universidade Federal de Alagoas) e Mônica Lima (Universidade Federal da Bahia). No momento, estiveram presentes, presencialmente, familiares, amigos, colegas do Cesmac e ex-alunas. “Conseguir fazer a defesa nas estruturas físicas do Cesmac, depois de ficar três anos longe, e voltar num contexto de pandemia e isolamento social, foi muito especial, pois foi um momento de avaliação, e também de celebração em casa. Obrigada Cesmac”, agradece a docente. Atualmente a professora Renata Guerda está vinculada ao curso de Psicologia e também é professora colaboradora do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS).