Qualificação para diagnóstico de câncer de boca

Participação do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde da Instituição

19/03/2019 às 12h20

Teve início da manhã de hoje, 19, mais uma etapa da “Qualificação em Câncer de Boca – Diagnóstico, Fatores de Risco e Tratamento”. A atividade acontece no auditório João Sampaio, que fica no Campus I do Centro Universitário CESMAC.
O evento é voltado para os cirurgiões-dentistas da rede pública de Maceió, que contam com mais uma oportunidade de qualificação para diagnóstico do câncer de boca. A capacitação visa apresentar quais os fatores de risco, como realizar um diagnóstico e como acontece o tratamento.
De acordo com a gerente de Saúde Bucal da SMS, Thaysa Dória Gatto, a intenção da qualificação é melhorar a habilidade do profissional na rede público em diagnosticar o câncer de boca.
“No Estado de Alagoas mais de 85% dos casos são diagnosticados em estágio tardio e a metade morre em menos de dois anos. Esse curso vai acontecer justamente devido a esse cenário preocupante para que os cirurgiões-dentistas tenham maior habilidade para diagnosticar o estágio inicial da doença”, explicou Thaysa.
O tema: “Epidemiologia, Fatores de Risco e Diagnóstico de Câncer de Boca e Orofaringe” está sendo apresentado pelas professoras doutoras Sonia Maria Ferreira Bastos, Vanessa de Carla Batista e Andréa Tatiane Oliveira. Além disso, também está sendo tratada a questão do “Tratamento do Câncer de Boca e Orofaringe”.
A capacitação faz parte do Programa Pesquisa Para o SUS - PPSUS, do Ministério da Saúde. Além da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, e do CESMAC, o evento ainda tem como parceiros a Secretaria Municipal de Saúde -SMS, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Fapeal, e o Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde do CESMAC. 
No próximo dia 26, a programação será realizada no município de Arapiraca, das 8h às 12h, no Colégio Bom Conselho.