2ª Oficina de Letramento do PET Saúde Equidade

Evento organizado por grupos tutoriais do Cesmac discute os desafios enfrentados por mulheres no SUS e promove formação continuada para profissionais da saúde.

26/09/2024 às 17h58

Na última sexta-feira, 20 de setembro, ocorreu a 2ª Oficina de Letramento do PET Saúde Equidade, no Centro Universitário Cesmac. O evento, parte do plano operativo do projeto em seu primeiro ano, tem como objetivo fortalecer a formação contínua de profissionais e futuros profissionais de saúde. Organizada pelos grupos tutoriais 2 e 5, a oficina abordou temas fundamentais sobre a valorização das trabalhadoras no SUS, saúde mental e violências relacionadas ao trabalho na área da saúde.
As mulheres representam 74% da força de trabalho no SUS, o que equivale a mais de 2,1 milhões de profissionais. Diante desse número expressivo, o evento discutiu os desafios de criar ambientes de trabalho mais seguros, promovendo diálogo, participação e respeito à diversidade de gênero, raça e etnia. Foram também debatidas estratégias para combater as diversas formas de violência no ambiente de trabalho, com ênfase em saúde mental e bem-estar das trabalhadoras.
Com a participação das psicólogas Maria Cristina de Campos Magano, mestre em Gerontologia Social e professora da UNCISAL, e Silvana Paula Mendonça de Alcântara Lima, especialista formada pelo Cesmac, o evento trouxe à tona discussões sobre a saúde mental no ambiente de trabalho. As palestrantes ofereceram uma abordagem rica sobre como a saúde mental pode ser impactada pelas condições de trabalho, buscando oferecer uma base sólida de informações para melhorar a qualidade de vida dessas profissionais.