Alunos de Medicina Cesmac participam de importante livro sobre Grupos de Risco na Pandemia de Covid-19

Contribuição na obra que saiu pela EDUFAL acontece no terceiro capítulo com o tema: “Análise epidemiológica da Covid-19 em Alagoas”

29/09/2021 às 15h57

A equipe de acadêmicos pesquisadores do curso de Medicina do Cesmac composta  por Jorge Alberto Ferreira de Almeida Teixeira, Cristian Lima Duarte, Karinna Alves Pereira e Pedro Henrique Brandão do Nascimento, que integra o Grupo de Pesquisa sobre Evidências em Saúde Pública (GPSESP), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), teve pesquisa publicada no livro intitulado: Grupos de Risco na Pandemia de Covid-19 - discussões a partir do cenário epidemiológico de Alagoas”, produção derivada de ex-alunos de Mestrado e Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), publicada pela EDUFAL.

O GPSESP realiza discussões, pesquisas e projetos voltados à saúde pública. O objetivo é divulgar os conteúdos e novidades relativas às pesquisas do grupo e do Sistema Único de Saúde (SUS), sob a coordenação da Profa. Dra. Camila Moura, que leciona a disciplina Integração Serviço, Ensino e Comunidade (ISEC) e da Profa. Dra. Mariana Santos, docente de Terapêutica, ambas do curso de Medicina do Cesmac e também integrantes da UFAL.
“Quando surgiu a possibilidade de construir esse capítulo, nós percebemos que estava totalmente alinhado com os três trabalhos de PSIC que tínhamos aprovados. Os alunos concordaram e participaram ativamente de todo o processo, desde as reuniões para definição do formato do capítulo, até os ajustes das revisões ortográficas. Eles vivenciaram o processo de construção de um livro inteiro, dentro da especificidade do capítulo de epidemiologia, assunto que eu abordo dentro do eixo ISEC da Medicina”, explica a Profa. Dra. Camila Moura.
Profa. Dra. Camila Moura
A docente destaca ainda: “Queremos agradecer aos professores doutores Ana Soraya Lima e Fernando Wagner, que contribuem com o fortalecimento da pesquisa no Cesmac, e promovem o interesse dos nossos alunos pela ciência”.
No processo de desenvolvimento e orientação de pesquisa pelo Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC/Cesmac), envolvendo práticas integrativas e Covid-19, consideraram válidos os resultados das análises dos projetos serem incluídos no desenvolvimento do livro, que resultou na produção do tema apresentado no terceiro capítulo, intitulado: “Análise epidemiológica da COVID-19 em Alagoas”.
O estudo revelou baseado em boletins epidemiológicos, da fase inicial da ocorrência de Covid-19 até dezembro de 2020, analisando diversos indicadores, demonstrou o acometimento diferenciado entre os estados da região Nordeste, apontando que o início da pandemia aconteceu na Bahia e teve a primeira morte confirmada no estado de Pernambuco. O trabalho ainda evidencia a letalidade variável na região Nordeste. Segundo a publicação, Alagoas é um dos estados com menor IDH do Brasil, tendo características territoriais específicas, e uma rede de atenção em saúde com ampla capacidade de crescimento. A diferença demonstrada entre os estados do Nordeste, tornou importante a análise sobre o padrão de adoecimento e morte dentro do estado de Alagoas.
“O capítulo do livro, foi o resultado do esforço dos nossos alunos em demonstrar a importância da atuação dos profissionais de saúde em diversas áreas, contribuindo para a construção e divulgação da pesquisa científica. A importância desse produto é algo de extrema relevância, pois mostra toda a capacidade dos graduandos no âmbito da pesquisa científica e também a desenvoltura e interação com uma equipe multidisciplinar e de outras instituições”, reforça a Profa. Dra. Mariana Santos.
Profa. Dra. Mariana Santos
“Redigir esse capítulo foi uma vivência muita enriquecedora para nós, possibilitando aprofundar nossa base metodológica e acadêmico-científica, bem como adquirir conhecimento sobre esse tema tão relevante e atual, além de ter a oportunidade de trabalhar em grupo, como ocorre nas grandes produções científicas. Ademais, foi possível integrar outras áreas do conhecimento e outras instituições de ensino, o que eleva ainda mais essa experiência. Dessa forma, nos sentimos muito honrados e gratos pela oportunidade de contribuir para redação deste capítulo que, de alguma forma, poderá ser um mecanismo útil de geração e promoção de saúde no nosso estado. E agradecemos em especial às nossas queridas professoras Camila Moura e Mariana Santos por todo o apoio e ensinamento não apenas pontual, mas durante toda a graduação”, relatam os acadêmicos: Jorge Alberto, Cristian Lima, Karinna Alves e Pedro Brandão.
 
Sobre o Livro
O número de casos atingidos pela pandemia, especialmente acelerado no Brasil, vem exigindo respostas rápidas de todos os setores da sociedade, o que envolve várias políticas setoriais.  Além disso, o cenário trouxe uma luz sobre os problemas sociais, políticos, econômicos e culturais no que diz respeito a determinantes no processo de saúde-doença ocasionado pelo vírus. Com base nos dados epidemiológicos publicados, se pode inferir uma relação entre as diferenças sociais e o maior percentual de vítimas fatais. Partindo para uma visão técnica do que a pandemia ressaltou, chegou-se ao ponto de uma ciência devastada pela falta de investimentos.

No livro, o Coronavírus é tratado de forma ampla e abrangente, como deve ser entendido. Seguindo uma sequência lógica, estão presentes nas páginas: a contextualização da história, os dados epidemiológicos, a fisiopatologia do vírus, a Atenção à Saúde Primária e os grupos de risco. Ao decorrer das discussões levantadas, estão presentes também as fronteiras de um ambiente individual e coletivo, às quais todos pertencem. A obra é fruto do esforço coletivo e multiprofissional, reunindo professores da Ufal, Uncisal e Cesmac. (Fonte: Resumo do livro)
 
Acesse o link e confira o livro: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8012