Ansiedade x Atividades Acadêmicas: lidando com o problema

Atividade voltada para alunos de Odontologia com apoio do NAPC

22/03/2019 às 15h49

Alunos do curso de Odontologia estiveram ontem, 21, no auditório João Sampaio para assistir a palestra Ansiedade X Atividades Acadêmicas. Segundo a coordenadora do NAPC, Profa. Janaína Diniz Guedes, “o ingresso à universidade pode se apresentar como uma situação ameaçadora, pois é uma fase adaptativa, onde o jovem terá mais responsabilidades, podendo desencadear ansiedade”. Percebendo as altas demandas nos atendimentos realizados no NAPC (Núcleo de Apoio Psicopedagógico), a coordenadora  do curso, Profa. Roberta Penteado, ofereceu um momento em que os alunos do 1º período do curso de Odontologia pudessem  ter um espaço para entender melhor como lidar com a ansiedade no cotidiano acadêmico.
Dessa forma, o NAPC em parceria com a coordenação do curso realizou a palestra “Ansiedade x Atividades Acadêmicas: lidando com o problema”, seguido de algumas práticas de meditação. A primeira palestrante foi a Profa. Sandra Regina Guimarães Silva, Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pelo Mackenzie SP, membro do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário CESMAC  que demonstrou didaticamente, por meio de slides, como se dá o processo da ansiedade.
Para a professora, " a palestra foi o momento de percepção  da demanda dos discentes concernente à temática abordada, com a participação ativa da turma do primeiro período de odontologia, na qual foram expostas noções sobre a ansiedade, facilitando meios de entendimento sobre os sintomas e vias de cuidados frente ao diagnóstico. Foi um encontro rico que oportunizou ao discente uma maior aproximação com o assunto e com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico". Vários alunos participaram do momento em que a professora abriu para perguntas e houve muita interação e questionamentos. 
Finalizando a palestra o egresso Cezar Henrique de Azevedo Melo, formado em Psicologia com ênfase em psicologia clínica e processos educativos, pós-graduado em Psicopedagogia, interagiu com os alunos realizando práticas de Respiração Consciente com o intuito de fornecer ferramentas acessíveis aos alunos na administração da ansiedade. Vários exercícios foram feitos para serem usados no cotidiano. Assistindo também, estavam os doutores  Marcílio Otávio Brandão Peixoto e Fernanda Peixoto, professores de Odontologia.
A coordenadora do NAPC, Profa. Janaína Diniz Guedes, psicóloga especialista em psicologia clínica e saúde mental, disse que “o Núcleo está sempre de portas abertas para acolher e  orientar os discentes”. O projeto deve ser ampliado para os demais cursos da instituição.