Bioética é debatida entre professores e estudantes de Medicina

Telemedicina foi o foco do bate-papo

01/03/2019 às 08h40

O curso de medicina do CESMAC, por meio da disciplina de Bioética, realizou na última quarta-feira, 27, no complexo de inovações pedagógicas, o primeiro Simpósio de Telemedicina e os Impactos na Assistência Médica. A proposta do evento é considerar o desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação que podem facilitar o intercâmbio de informação entre médicos e pacientes. O encontro faz parte de uma série que irão acontecer durante todo o semestre e tem como tema central a bioética em debate.
As consequências da telemedicina geram discussões éticas e legais que precisam ser assegurados a todos os envolvidos, diante da recente publicação da resolução do conselho federal de medicina sobre este assunto, o evento debateu o tema junto aos universitários, contribuindo assim, para a consecução do papel de formar um profissional humanista, crítico e reflexivo, que atue com responsabilidade social e cidadania, pautado em princípios éticos.
Segundo o coordenador do evento, o Prof. Dr. Carlos Adriano Silva, a proposta é “levar até o aluno de medicina a problemática sobre a ausência do médico em algumas áreas e o consequente aumento da telemedicina, principalmente para fins comerciais. A ideia é conscientizar os estudantes sobre o seu papel social em fazer valer a profissão de médico no meio em que ele vive”.
O coordenador do curso de Medicina, Prof. André Falcão, representou a reitoria da instituição no evento, contribuindo com o debate que contou ainda com a presença de mais três palestrantes: a professora da disciplina de Bioética, Rosamaria Rodrigues Gomes, o professor coordenador do simpósio, Carlos Adriano e o médico coloproctologista, Benício Bulhões.
O Bioética em Debate tem por objetivo, nas próximas edições, explorar as outras áreas de saúde, levando discussões relevantes para o ambiente acadêmico e entre todos os estudantes da área.