CESMAC é a Instituição com maior número de Ligas Acadêmicas do Estado de Alagoas

Já são 100 Ligas, com a participação de mil acadêmicos extensionistas aprendendo e ensinando em atividades extraclasse

27/10/2020 às 11h31

O Cesmac é a Instituição de educação superior com o maior número de Ligas Acadêmicas do Estado de Alagoas. Atualmente, a IES conta um total de 100 Ligas nos cursos de: Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia, Medicina Veterinária, Odontologia, Nutrição, Educação Física, Direito, Engenharia Civil e Pedagogia, com a participação de mil acadêmicos extensionistas aprendendo e ensinando em atividades extraclasse. O desempenho torna o CESMAC como uma das instituições no Brasil com o maior número de Ligas em diferentes cursos.
Em maio de 2019, a IES contava com 32 Ligas Acadêmicas e, com um trabalho de orientação junto aos coordenadores de curso e professores, oferecendo palestras formativas sobre a importância das Ligas Acadêmicas para o desenvolvimento de atividades extracurriculares, desde junho do mesmo ano os números foram aumentando e chegando novos Estatutos.
“É verdadeiramente um marco na história da Extensão Universitária do CESMAC e de Alagoas a existência dessas Ligas que trazem a participação de mais de mil acadêmicos em ações e atividades ativas com resultados de impacto positivo na sociedade e principalmente nas comunidades em vulnerabilidade social”, relata o Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, Coordenador Geral de Extensão do CESMAC.
As Ligas Acadêmicas estimulam o senso crítico, raciocínio científico entre os acadêmicos e interação entre alunos e profissionais, potencializando aprendizado, conhecimento e prática em gestão, como uma oportunidade de desenvolvimento e amadurecimento científico avançado. Também pode funcionar como embrião intelectual e científico de ferramentas utilizadas em trabalhos de extensão, além de servir como consolidação do desejo de especialização em uma determinada área do aluno.
Através de estudos orientados por professores e profissionais convidados o acadêmico pode focar na área de preferência, aprofundando os estudos. Esse processo contribui para começar a vislumbrar o que fará após a conclusão da graduação. Pensando na parte prática e profissionalizante, as ligas estimulam uma maior interação entre os alunos que têm interesse nas mesmas áreas, favorecendo o network e repercutindo na colocação profissional. Acompanhe as redes sociais e fique sabendo tudo que acontece nos cursos pelo @cesmacoficial e @academico.cesmac.