Cesmac oferta curso de pós-graduação em Gestão do Patrimônio Cultural

Com inscrições até 20 de setembro especialização gera oportunidade para gestor e agente cultural, com modelo multidisciplinar, sendo direcionada para qualquer área de formação que queira trabalhar com cultura

17/08/2022 às 09h50

A pós-graduação em Gestão do Patrimônio Cultural é mais uma grande oferta de especialização no Cesmac, focada no modelo de gestão e agente cultural, que de forma multidisciplinar, direciona para qualquer área de formação que queira trabalhar com cultura. O curso conta com diversos especialistas de renome nacional, alguns com vasta experiência de gestão dentro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com estrutura de módulos que visam conceitos, dimensões, instrumentos e políticas culturais nacionais.
Além disso também vai trabalhar conceitos da Antropologia, Museologia, História, Arqueologia, Economia da Cultura e Pedagogia (Educação Patrimonial e Educativos); técnicas básicas de climatização para Conservação de Acervos nas diversas tipologias; e ainda elaboração de Planos de Salvaguarda e de Planos de Gestão.
A especialização, que será presencial, mas com a possibilidade de ser acompanhada remotamente de qualquer parte do Brasil, é direcionada ainda para funcionários públicos de prefeituras e diretores de instituições culturais, como ferramenta de gestão, inclusive, apontando caminhos para captação de recursos. A área de interesse abrange profissionais como: Arquitetos e Urbanistas, Engenheiros Civis, Arqueólogos, Turismólogos, Museólogos, Historiadores, Antropólogos, Arquivologistas, Biblioteconomistas, Direito, Pedagogia, profissão do campo das humanas, além do campo das artes em geral. Tem ainda caráter de Gestão de bens culturais, que envolve a política cultural, gestores públicos ou em atuação em entidades de caráter de cultural.
Sandro Gama de Araújo - Arquiteto e Urbanista, especialista em Gestão Urbana e em Gestão de obras de Restauro, coordenador e docente do curso
 “A especialização tem uma característica marcante: é tão diversa em multidisciplinaridades quanto também o é o Patrimônio Cultural. Os alunos, de qualquer área de atuação e interessados em gestão cultural, receberão embasamentos teóricos de diversas ciências para depois aprofundarem-se em temas como: formação de educativo e educação patrimonial, política nacional de patrimônio cultural material e imaterial, economia da cultura, curadoria e conservação de acervos; e, por fim, a formulação de planos de gestão e planos de salvaguarda. O foco será a gestão e a maior novidade e particularidade será o trabalho final de graduação em grupo, cada aluno em sua área de formação irá elaborar ou um plano de salvaguarda de um Bem Cultural Imaterial, ou um plano de gestão de algum equipamento cultural”, detalha Sandro Gama de Araújo, Arquiteto e Urbanista, especialista em Gestão Urbana e em Gestão de obras de Restauro, coordenador e docente do curso.
Sandro recebeu em 2017 o prêmio Mário de Andrade, pela atuação na Superintendência do IPHAN, em Alagoas, além de ter colaborado diretamente para que a instituição se voltasse à gestão e sustentabilidade de investimentos. A lista de docentes da pós-graduação conta ainda com nomes como: Hermano Guanais - bacharel em Direito formado pela Universidade Salvador (UNIFACS) e responsável pela política nacional de Patrimônio Imaterial quando atuou no Iphan como diretor. Tem ainda Ana Cláudia Vasconcellos Magalhães   - doutora e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Edson Bezerra - sociólogo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado em Antropologia Social e doutorado em Sociologia pela mesma universidade, com tese voltada para a compreensão da identidade cultural alagoana, também integra o corpo docente, entre outros professores e profissionais de referência na área.

 Outras informações sobre a pós-graduação em Gestão do Patrimônio Cultural, além de inscrições no endereço eletrônico: https://acesso.cesmac.edu.br/maceio/cursos/exatas/gestao-do-patrimonio-cultural