CESMAC participa da inauguração da Casa do Coração

A casa é o primeiro centro de subespecialidades e patologias cardiológicas em Alagoas com atendimento 100% SUS

20/10/2021 às 13h38

O Centro Universitário CESMAC participou, nesta segunda-feira, 18, da inauguração da Casa do Coração – Centro de diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade de atenção especializada, localizada na Rua Comendador Luiz Jardim, nº 769, no bairro da Gruta de Lourdes em Maceió, terá como foco a implantação de um serviço ambulatorial especializado em cardiologia para atendimento de pacientes cardíacos e acompanhamento de complicações cardiológicas decorrentes da COVID-19. 
Segundo o idealizador e cardiologista, Dr. Ricardo César Cavalcanti, o projeto foi criado para preencher uma lacuna em Alagoas: o acompanhamento qualificado de pacientes crônicos com doenças cardíacas que, normalmente, são seguidos na rede de uma forma aleatória, mudando com frequência de médico, sem um seguimento estabelecido e também sendo atendidos por cardiologistas muito generalistas. 
“A ideia da Casa do Coração está muito associada a um ambulatório de patologia, é uma concepção diferente em que os médicos serão especialistas em determinadas patologias, criando uma expertise, e isso trará um tratamento muito diferenciado ao paciente alagoano”, destaca o idealizador.
O projeto foi viabilizado através das emendas parlamentares do então  deputado federal João Henrique Caldas (JHC), atual prefeito de Maceió e o senador Rodrigo Cunha, tendo como proposta de sustentabilidade a união de esforços entre diversos órgãos públicos e instituições sintonizadas e preocupadas em melhorar as condições de vida do povo alagoano, sendo eles: Ministério da Saúde, Ministério Público do Trabalho (Procuradoria Regional do Trabalho da 19ª Região Alagoas), Serviço Social da Indústria (SESI), Prefeitura de Maceió, Estado de Alagoas e Centro Universitário CESMAC.
Estiveram presentes o Magnífico Reitor do Centro Universitário CESMAC, Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, o Pró-Reitor de Gestão e Planejamento, João Rodrigues Sampaio Neto, o Pró-Reitor Administrativo, Iêdo Mota, os Conselheiros da FEJAL, Estácio Valente e Pedro Alves e os coordenadores do curso de Medicina da Instituição, Prof. André Falcão, Prof. Marcos Leal e Profa. Ivonilda Maia.
SOBRE A CORDIAL
A Cordial – Sociedade Beneficente do Coração de Alagoas, fundada em maio de 2007, é uma associação sem fins lucrativos, com sede na Avenida Aryosvaldo Pereira Cintra 193, Gruta de Lourdes, cidade de Maceió, Alagoas e com ação em todo território nacional. Seu surgimento se deu pela angústia e preocupação de médicos cardiologistas alagoanos e outros profissionais da saúde preocupados com os indicadores de morbidade e mortalidade por doenças do coração, as cardiopatias, que estavam vitimando o cidadão alagoano em condições de vulnerabilidade social.

 

Fonte: Assessoria Sou Cordial