11ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular

15/09/2015 às 18h58

O Centro Universitário Cesmac que valoriza a responsabilidade social, estará participando desta campanha com o programa contínuo de ação social que acontece todas as segundas-feiras das 14h as 17h com um grupo de cerca de 150 idosos que fazem parte do Projeto Crescer.
Este projeto, que já tem 19 anos e é a menina dos olhos do diretor do projeto Brancildes Galdino, visa trabalhar o grupo da terceira idade, baseando-se nos programas do Ministério da Saúde e artigos científicos, proporcionando ajuda aos idosos em diversas situações.
 O objetivo geral é promover educação em saúde, motivando os idosos a conhecer os seus direitos e deveres através do Estatuto do idoso e das Políticas Públicas de saúde, informar os direitos sobre a Farmácia popular do idoso, compreender o processo de envelhecimento, incluindo as doenças que mais acometem a pessoa nessa idade, a função do enfermeiro e da equipe multidisciplinar, informar o que vem a ser qualidade de vida, fatores que prejudicam a vida do idoso, prevenção de quedas, organização do domicílio para atender as suas necessidades e capacitar o cuidador.
 Nos encontros  ocorre a realização de seminários, oficinas, campanhas educativas e preventivas, aulas de teatro e pintura, envolvendo cada vez mais os participantes. A dinâmica do grupo se dá da seguinte forma: eles chegam às 14h no auditório da farmácia escola do Cesmac e fazem a parte musical com o conjunto formado pela terceira idade chamado "Flor da Idade". Neste momento eles dançam, cantam e socializam. Na segunda parte entra a saúde integrada onde os próprios idosos escolhem os temas à serem abordados, tais como: sexualidade e o porquê dos filhos sempre dizerem não. Professora Annelise diz que no começo eles perguntavam muito sobre doenças, hoje eles querem saber de saúde e qualidade de vida. "Hoje a tarde terá uma oficina de pintura, mas no contexto do que representa a pintura para o idoso, tem a questão da memória, da beleza, de exercitar o raciocínio de forma lúdica".
O projeto instrui sobre a  implantação da carteira do idoso adotada pelo Ministério da Saúde, monitora a glicemia e a pressão arterial, faz a produção de calendários, tabela para o controle de medicamentos de uso contínuo, panfletos informativos. A partir de 2013 o projeto passou a ser formado por alunos dos cursos da área de saúde do Centro Universitário Cesmac  sob a coordenação das docentes Annelise Paiva e Maria Celia Torres.
  • Promover educação em saúde para idosos.
 Específicos:
  • Promover ações multiprofissionais;
  • Promover o estudo do Estatuto do idoso;
  • Proporcionar interação do estudante de enfermagem com o idoso;
  • Promover a humanização;
  • Desenvolver atividades que proporcionem uma qualidade de vida para idosos e seus cuidadores.