Posse da nova coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa

Professora Miciele Santos assume a coordenação da Coepe

14/06/2017 às 14h13

Hoje,14/06, o Vice-Reitor dr. Douglas Apratto Tenório deu posse a nova coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa (Coepe), Professora Mestra Ivanilde  Miciele da Silva Santos. Com ela, outros membros foram empossados: Sérgio Coutinho, José Alfredo dos Santos Júnior e Keila Cristina Pereira do Nascimento Oliveira.
O Vice-Reitor agradeceu a Professora Alice Cristina Oliveira de Azevedo pelo tempo que ficou a frente da Coepe e parabenizou por ela estar assumindo a coordenação do curso de Medicina Veterinária, onde já vem fazendo um excelente trabalho. Reiterou que o anexo tem crescido com vários projetos em andamento.
A  Coepe/Cesmac revisa todos os protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos, cabendo-lhe a responsabilidade primária pelas decisões sobre a ética da pesquisa a ser desenvolvida na instituição, de modo a garantir e resguardar a integridade e os direitos dos voluntários participantes nas referidas pesquisas. Tem também papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética na pesquisa, bem como a atribuição de receber denúncias e requerer a sua apuração. Cada Protocolo de Pesquisa avaliado pelo Coepe deve ser composto por, no mínimo, 4 documentos: 1) Folha de Rosto; 2) Projeto de Pesquisa; 3) TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido); e 4) Currículo do pesquisador responsável.