Comitê de Ética em Pesquisa do CESMAC participa de treinamento

O curso reuniu integrantes de Comitês de vários estados do nordeste

03/10/2018 às 12h31

O Comitê de Ética em Pesquisa - CEP participou, durante os dias 20 e 21 de setembro de 2018 do Treinamento de membros dos CEPs do estado de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe em João Pessoa/PB. O curso foi oferecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).
A Coordenadora do CEP, Profa. Ma. Miciele Santos e a Secretária Débora Ferraz representando o Centro Universitário CESMAC participaram das palestras sobre os temas: “Desafios Atuais do Sistema CEP/Conep”, “Sistema CEP/Conep: Tramitação dos Processos dos Comitês de Ética”, “Participação e o Papel do (a) Representante de Usuários”, “Resolução 510 – Ciências Humanas e Sociais”, “Tramitação de Protocolos”, entre outros.
A Profa. Ma. Miciele Santos destacou a importância da formação continuada, bem como o alinhamento de procedimentos e rotinas do CEP/Cesmac com a CONEP, trazendo uma segurança para os pesquisadores que submetem seus trabalhos à apreciação ética. Já a secretária Débora Ferraz, fala que os comitês de ética têm caráter multi e transdisciplinar, incluindo a participação de profissionais da área de saúde, humanas e exatas.