Estudantes de Medicina discutem aspectos éticos da pesquisa

Palestra foi realizada pelo professor Sérgio Coutinho para alunos do primeiro período

03/05/2018 às 16h54

Estudantes do primeiro período do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac participaram na tarde desta quinta-feira, dia 03, da conferência “Aspectos Éticos da Pesquisa”, proferida pelo professor Sérgio Coutinho com a assistência de Débora Ferraz, ambos integrantes do Comitê de Ética em Pesquisa do Cesmac (CEP). A conversa fez parte das atividades da disciplina de Ética, ministrada pela professora Kelly Andrade.
Foram explicadas as rotinas do CEP bem como os problemas mais comuns e como enviar projetos para avaliação. Segundo o professor, o Comitê de Ética garante "a relevância social das pesquisas científicas com seres humanos, evitando que danos sejam criados para participantes de pesquisas".
O Comitê tem como rotina esta atividade itinerante, em que visita cursos diversos para oficinas com professores e estudantes para explicar como funciona e como pesquisas científicas podem ser aprimoradas com os cuidados tomados.
Segundo o professor, com a velocidade de aproximadamente 15 dias a 30 dias para a emissão de pareceres, o Comitê de Ética em Pesquisa do Cesmac “é um dos mais céleres do Brasil e não trava processos, mas dialoga com pesquisadores pelo bem estar dos participantes de pesquisas”.
Para quem quiser mais informações e agendar uma palestra do Comitê de Ética, ele funciona no Campus I em sala própria durante todo o horário comercial. Podem agendar novas palestras pelo e-mail: coepe.cesmac@cesmac.edu.br.