Curso de Engenharia Civil Cesmac é destaque no Edital PSIC 2021.2 com Projetos contemplados pela FAPEAL

Pesquisas incluem desenvolvimento de técnicas de análise de estruturas, modelagem de novos materiais, aplicações estruturais e um aplicativo que será desenvolvido para dispositivos móveis, em parceria com o curso de Sistemas de Informação

10/09/2021 às 12h33

O curso de Engenharia Civil do Cesmac tem sido destaque na produção de pesquisas e estudos na área. Como resultado do trabalho, a graduação obteve importantes aprovações no último edital do Projeto Semente de Iniciação Científica (PSIC), contemplando projetos pela agência de fomento Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).
Os projetos incluem o desenvolvimento de técnicas de análise de estruturas, modelagem de novos materiais, aplicações estruturais e um aplicativo que será desenvolvido para dispositivos móveis, em parceria com o curso de Sistemas de Informação, visando a utilização de uma metodologia inovadora que pratique a compreensão da análise numérica de maneira gráfica e intuitiva, desenvolvendo a sensibilidade estrutural do usuário.
Os estudos aprovados com bolsas para pesquisa são intitulados: “Análise da influência da interação solo-estrutura na estabilidade global em edifícios de concreto armado considerando as etapas construtivas”; “Modelagem e aplicações dos materiais compósitos avançados” e “StaticApp: Aplicativo para determinação dos esforços internos e deslocamento vertical em elementos estruturais lineares”.
Além disso, um projeto “Aplicações e características do sistema construtivo com tijolo solo-cimento” foi aprovado como voluntário. Os objetivos são intensificar e promover uma perspectiva sustentável do uso do tijolo solo-cimento na construção civil, por meio de ensaios comparativos, em laboratório, entre o tijolo cerâmico e o tijolo solo-cimento.
Todos os projetos foram desenvolvidos pelos docentes e discentes integrantes da Liga Acadêmica de Estruturas e Materiais (LAEM). Os docentes Matheus Cedrim, Ricardo Sampaio e Tatyanne Pacifico comentam que o resultado é fruto da dedicação e de um excelente desempenho acadêmico dos alunos que fazem parte da Liga. A conquista de três bolsas de pesquisa na área de estruturas é um fato histórico para o curso de Engenharia Civil Cesmac.