Editora CESMAC lança livros sobre religiosidade na 33ª edição do Chá de Memória

Padre Manoel Henrique e Prof. Álvaro Queiroz foram os autores convidados

18/06/2019 às 19h23

Com o tema “Aspectos da história religiosa alagoana – 200 anos da Paróquia da Catedral de Maceió (1819 – 2019) ”, o Arquivo Público de Alagoas promoveu na tarde desta terça-feira, 18, a 33ª edição do Chá de Memória. O tradicional evento ofereceu ao público uma vasta visão do universo religioso alagoano, com palestras do padre Manoel Henrique de Melo Santana e do professor Álvaro Queiroz.
Na ocasião, os palestrantes farão o lançamento e relançamento, respectivamente, das obras “A Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres de Maceió”, de Álvaro Queiroz, e de “Uma Análise Simbólica de Mitos, Ritos e Prédicas da Religiosidade Popular”, de Manoel Henrique de Melo Santana, as duas produzidas pela Editora do Centro Universitário CESMAC.
O primeiro livro é uma obra literária que destrincha sobre todas as expressões religiosas nas suas variadas matrizes étnicas, culturais e religiosas. Um passeio sobre todo o imaginário religioso da população nordestina. O objetivo geral do trabalho, que é fruto da tese de doutorado do Pe. Manoel Henrique, é analisar as práticas simbólicas da fé nos mitos, ritos e prédicas presentes na religiosidade popular e sua permanência em Alagoas, abrangendo os séculos XVI – XX.
Já o segundo livro fala sobre um rápido olhar retrospectivo sobre as origens e o desenvolvimento histórico do cristianismo católico em Maceió. Ele trata, entre outros assuntos, sobre: a gênese do catolicismo em Maceió; um breve histórico da devoção a Nossa Senhora dos Prazeres; a fundação da paróquia; a construção da nova matriz paroquial e sua inauguração com a presença do Imperador D. Pedro II; a elevação da matriz à dignidade de Igreja Catedral; a relação completa dos párocos, vigários e administradores paroquiais; a sucessão dos bispos e arcebispos; enfim, o apostolado dos fiéis leigos, que se destacaram por sua atuação na paróquia.
Chá de Memória
Projeto que visa a dinamização do Arquivo Público de Alagoas com a realização mensal de palestras, mesas redondas e debates sobre os mais variados temas envolvendo pesquisadores, historiadores e a sociedade alagoana. O objetivo do Chá de Memória é socializar o acervo do APA com estudantes, profissionais e pessoas interessadas pelas temáticas abordadas.