Egressa do curso de Pedagogia do Cesmac é aprovada em Mestrado pela PUC/SP

Aprovação foi na área em que Catarina Barros sempre teve interesse: “Formação de Formadores e Educação Infantil”

16/12/2021 às 17h45

A egressa do curso de Pedagogia do Cesmac, Catarina Barros, recebeu aprovação para o Mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), o tema trabalhado inicialmente será “Alfabetização na Educação Infantil: uma prática necessária ou precoce da pré-escola?”.  Após a conclusão do curso, Catarina iniciou o processo de preparação para aplicação do curso de Mestrado, mudando para São Paulo, onde encontrou o mestrado voltado para a área de interesse: Formação de Formadores. “Estava ciente que enfrentaria vários desafios em outro Estado, mas como a graduação foi bem consolidada, me senti apta para encarar os passos em um novo mundo acadêmico”, declara.
O processo de seleção para o Mestrado PUC/SP ocorreu em duas etapas, tendo início em outubro e finalizando no último mês de novembro. Os estudos iniciam no primeiro semestre de 2022, em meados de março.  A trajetória acadêmica no Cesmac rendeu valiosos frutos, com a participação no Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC), juntamente com a colega de sala Katiane Lopes, desenvolvendo o tema “A Transversalidade Trabalhada a partir das Histórias em Quadrinhos”, sob orientação da Profa. Rosiane Barros.

O rico trabalho foi finalizado com a publicação de um artigo científico apresentado em dois congressos em 2020 (XIV EDUCON e VII CONEDU). A trajetória acadêmica conta ainda com convite da ATENA Editora para publicação de um capítulo no E-BOOK “A Educação dos Primórdios ao Século XXI: Perspectivas, Rumos e Desafios”. Além disso, também participou da organização e mediação de eventos acadêmicos realizados pela IES, como: Semana da Licenciatura, Semana da Pedagogia e Feira de Ciências de Alagoas.

“Confesso que me senti muito honrada com o convite do saudoso Prof. Edvaldo Albuquerque (aproveito e deixo registrado minha eterna gratidão e respeito a este ser humano fantástico que deixou tantas alegrias em nossas vidas). Gratidão pela confiança que foi depositada na minha dedicação e trabalho em todos os eventos. Acredito também que essas participações são portas abertas que inspiram muitos outros graduandos. A participação em congressos acadêmicos é bem enriquecedora, o que aconselho a todos os alunos de graduação”, salienta a egressa.

“É muito gratificante ver uma aluna egressa do nosso curso de Pedagogia conseguir uma aprovação no Mestrado em uma Universidade de grande destaque em nosso país, assim como a PUC/SP. O Cesmac está de parabéns”, celebra o coordenador do curso de Pedagogia do Cesmac, Humberto Rocha.
Catarina também faz questão de destacar a importância de todo esse processo: “Tenho plena convicção que este investimento acadêmico no Mestrado contribuirá para futuros projetos pessoais e profissionais de curto e longo prazo, além de ser mais um marco acadêmico que aspiro finalizar dentro dos próximos anos. A experiência que tive com apresentação oral de artigos científicos em eventos educacionais fortaleceu minha ideia em dar continuidade na vida acadêmica e pretendo não parar por aqui. Sei que a caminhada é longa, mas estou decidida a enfrentá-la”.

E deixa um recado aos acadêmicos de Pedagogia: “Acreditem nos seus sonhos. Façam tudo com muito amor e dedicação. Nossos caminhos somos nós quem traçamos. Se deem a chance de tentar, de ousar e tenham a convicção de que a educação dependerá de nós e seremos nós que contribuiremos para a formação global do ser humano. Meu eterno obrigado ao Cesmac, ao coordenador Humberto Rocha e a todos os professores que estiveram presentes em minha trajetória”, finaliza.