Em sessão solene, Primeiras Ligas acadêmicas de Direito são inauguradas

Com a presença de diversas instituições, evento também debateu a aprovação da nova lei de abuso de autoridade

19/11/2019 às 18h00

A noite desta segunda-feira, 19, marcou a inauguração das primeiras ligas acadêmicas do curso de direito do CESMAC. As ligas acadêmicas de Direito Constitucional (Ladcon) e a de Estudos de Ciências Criminais (Lideccrim), são compostas por estudantes de vários perídos do curso e visam a prática de toda teoria dado em sala de aula. A sessão solene aconteceu no auditório do Íris II, no Campus III da Instituição e contou com a presença do Reitor, Dr. João Rodrigues Sampaio Filho e do Vice-Reitor, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório.
Com a presença de representantes do poderes Judiciário e Legislativo, Ministério Público, Polícia Federal e Advocacia, o evento também debateu os reflexos da nova lei de abuso de autoridade, trabalhando posições contrárias e favoráveis à aprovação da lei.

Após a abertura oficial da sessão pelo magnífico Reitor, o representante do poder legislativo federal, Deputado Isnaldo Bulhões, palestrou sobre a nova Lei de Abuso de Autoridade (LEI Nº 13.869 de 5 de Setembro de 2019 ) e introduziu os debates que viriam na sequência.
Na primeira mesa de debates, sob mediação do advogado criminalista e docente do CESMAC, Prof. Thiago Mota, os posicionamentos ficaram por conta da advogada especializada em direito da mulher e presidente da associação AME, Dra. Júlia Nunes e do egresso da IES e delegado da Polícia Federal, Dr. Polybio Rocha.

A segunda mesa, também mediada pelo prof. Thiago, contou com as explanações do presidente da câmara criminal do TJ/AL, Desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas e do procurador de justiça e também professor do curso de direito da Instituição, Dr. Lean Araújo.

Ambos os debates se deram da seguinte forma, cada palestrante teve dez minutos para os posicionamentos iniciais e mais cinco para réplicas e tréplicas. Ao final das duas mesas, os quatro expositores ficaram disponíveis para os questionamentos da plateia. Também como parte da programação, diversas obras relacionadas à temas jurídicos foram sorteadas pela organização do evento.
"As ligas acadêmicas representam um marco histórico, pois são mecanismos que vão nos auxiliar no ensino, na pesquisa e na extensão. Vamos ter a oportunidade de vivenciar a prática do direito propriamente dito.  Como presidente da Ladcon, destaco que as ligas nos proporcionam uma evolução para o curso de direito do CESMAC, pois é um benefício tanto para comunidade estudantil, quanto para a Instituição", afirmou João Vitor Gameleira, estudante do 8º período e presidente a Liga de Direito Constitucional - LADCON.

"A experiência de participar da criação de um projeto que tira o estudante de dentro da sala da aula e permite aplicação da teoria na prática é muito enriquecedor. A liga acadêmica nos oportuniza criar uma rede de networking, de aumento de nossa criatividade e de aprendizado junto a Instituição, nos permitindo crescer tanto como seres humanos e quanto futuros operadores do direito", afirmou a presidente da Liga de Estudos de Ciências Criminais - LIDECCRIM, a estudante Beatriz Peixoto.
Também prestigiaram o evento, o Desembargador Eleitoral e Conselheiro da Fejal, Dr. Orlando Rocha Filho, o também Conselheiro, Estácio Valente, o coordenador do curso de Direito, Prof. Afrânio Roberto, o coordenador do mestrado em direito, Prof. Fernando Amorim, o subprocurador-geral de justiça, Dr. Márcio Roberto, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas e da Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas.