Cesmac realiza aula magna do doutorado de Direito

04/09/2015 às 17h11

O Centro Universitário Cesmac realizou, no dia 3 de setembro, a Aula Magna, cerimônia oficial que marca o início da trajetória dos doutorandos que ingressaram no DINTER ( Doutorado Interinstitucional)  firmado com a PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio Grande do Sul.

Projeto que começou em 2013, hoje se concretiza com a seleção da primeira turma. “Não foi fácil escolher com quem faríamos parceria, mas depois de conhecer a estrutura de qualidade, o potencial que a instituição mostrou,  a dedicação à pesquisa, a estrutura curricular e o corpo docente, concordamos que o Cesmac foi a melhor escolha”, disse dr. Ingo Sarlet,( mestrado e doutorado da PUCRS, com extenso currículo em Direito e Ciências Criminais, com trabalhos publicados na Alemanha, Áustria, África do Sul, Argentina, Bélgica, EUA, Suiça, Itália, entre outros.

Em seu discurso de acolhida, o magnífico reitor dr. João Sampaio Filho, apresentou a instituição, sua missão e visão e acolheu os novos integrantes da família Cesmaquiana. Na oportunidade, lembrou que  cada um é responsável pelo processo de construção do futuro e que a IES está  de parabéns por esta grande conquista.

O vice-reitor dr. Douglas Apratto Tenório em sua fala enfatizou que no Brasil nenhuma instância pode contribuir de forma tão direta para a melhoria da sociedade, para a qualidade de vida, para a emergência de bons quadros humanísticos e tecnológicos e para formação de novas e avançadas mentalidades, como a educação. O Cesmac está fazendo a sua parte com pesquisa e inovação tecnológica, como também na parte cultural e artística. “Ser a única universidade em Alagoas que disponibiliza Doutorado em Direito é um grande sonho que se tornou realidade”, concluiu.

O professor palestrante dr. Marco Olivetti, proferiu a aula inaugural em espanhol para os doutorandos, e tratou de assuntos relacionados ao direito internacional, principalmente na Europa. Vindo diretamente de Roma, também com um currículo que inclui várias publicações e congressos por vários países, o dr. leciona na Universidad LUMSA , Itália.

A mesa de abertura foi composta por diversas autoridades, entre elas : o presidente do tribunal de justiça do estado de Alagoas, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas; o presidente da ordem dos advogados do Brasil (OAB AL) dr. Thiago Rodrigues Bomfim; o presidente da Fapeal dr. Fábio Guedes; a pró-reitora adjunta de pesquisa e pós-graduação, dra. Cláudia Cristina Medeiros; o ouvidor geral do ministério público dr.  Sérgio Jucá representado pelo mestre Afrânio Roberto de Queiroz e o coordenador stricto sensu, dr. Giulliano Anderlini.